Turistas são multados em frente a hotéis

Os turistas que querem se hospedar nos hotéis do anel central de Curitiba têm uma desagradável surpresa quando chegam à cidade. Enquanto negociam a estadia e descarregam as malas, eles estão sendo multados pelos agentes de trânsito, que permitem apenas o embarque e desembarque nos locais. O prejuízo acaba indo para os hotéis, que assumem as multas e ainda perdem parte da clientela. Um projeto de lei, que estabelece estacionamento por tempo determinado nessas áreas, deve ser reapresentado na Câmara Municipal no dia 17, quando as atividades na casa vão ser retomadas.

O diretor administrativo do Hotel Del Rey, Roberto Fatuchi, afirma que os problemas se intensificaram há dois anos, quando praticamente acabou a tolerância que os agentes de trânsito concediam para o estacionamento. O prédio, que foi construído na década de 70, não oferece garagem. Assim, os hospedes são obrigados a parar o carro em frente para regularizar a estadia. Cada automóvel multado representa um prejuízo de R$ 170,00, além de arranhar a imagem da cidade e do hotel. Fatuchi diz que a situação chegou a tal extremo que ele até instalou uma câmera para anotar o tempo de tolerância dado pelas agentes e também para registrar a forma como elas tratam os funcionários. Segundo ele, muitas vezes falam em tom de ameaça. De agora em diante ele vai tentar usar as fitas para reverter algumas multas.

Outro problema ocorre quando os fornecedores chegam para fazer as entregas. “Tem gente que cobra taxa extra devido ao alto risco de ser multado”, conta Fatuchi. Ele lembra que uma vez a lavanderia que realiza o serviço para o hotel chegou para entregar as roupas e não pôde descarregar. “Quem está produzindo não deveria ser penalizado”, argumenta o diretor.

Tempo limite

O projeto que estava tramitando no ano passado na câmara previa a regulamentação do estacionamento livre por 15 minutos. Mas, para Fatuchi, o tempo é insuficiente para vans e veículos maiores. “Por isso estamos revendo a proposta”, diz o ex-vereador Alexandre Curi, que acaba de assumir seu mandato de deputado na Assembléia Legislativa. Quem deve dar continuidade à proposta é o vereador Ney Leprevost, que também é autor do projeto. Para Fatuchi, o ideal seria 15 minutos para carros comuns, 20 para vans e 30 para ônibus.

O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Curitiba, Emerson Jabur, fala que a situação já deveria ter sido resolvida a exemplo de outras cidades. “O turista reclama e sai mal atendido”, afirma.

Voltar ao topo