Turistas japoneses podem ser opção para o Mercosul

Os parques de Curitiba e as inovações em planejamento urbano são uma das opções preferidas dos turistas japoneses que visitam os países do Mercosul. O dado é de uma pesquisa apresentada no seminário, realizado esta semana em São Paulo, sobre o potencial do mercado turístico do Japão para os países do Mercosul.

A diretora de turismo da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (CDC), Juliana Vosnika, considerou bastante positivo o fato de Curitiba ser considerada uma das atrações dos países do Mercosul. “O mercado japonês tem grande potencial. Os turistas japoneses gostam de passeios históricos e culturais e de natureza. Curitiba conta com muitas atrações, como os parques, os memoriais e os bosques étnicos. Além disso, temos a opção de ecoturismo, ofertado na região metropolitana”, afirmou ela.

Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai vão desenvolver um plano de divulgação de roteiros turísticos para o mercado japonês. O acordo de cooperação técnica para esta iniciativa foi assinado durante o seminário, por representantes do governo brasileiro e dos demais países do Mercosul e representante do governo do Japão.

O Ministério do Turismo é o representante do Brasil no acordo assinado. A iniciativa de promover o turismo ofertado pelos países do Mercosul é da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica).

Entre as ações previstas está a abertura de um escritório do Mercosul no Japão, campanhas de marketing e pesquisas de mercado junto ao público do Japão. Também está prevista a participação do Brasil na JATA 2004, feira mundial sobre viagens e turismo, que acontecerá no Japão.

Potencial

Segundo dados da diretoria de turismo de negócios e eventos do Ministério do Turismo, o mercado turístico japonês enviou em 2002 cerca de 16 milhões de visitantes. O Brasil recebeu apenas 39 mil desses turistas. “Com a divulgação das nossas ações e serviços no Japão poderemos incrementar esse número logo”, afirmou Juliana.

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