Tuiuti não deixa de manter contato com ex-alunos

Em um ano de existência, a Coordenação de Acompanhamento de Egressos (CAE) da Universidade Tuiuti do Paraná cadastrou 1,7 mil ex-alunos. “É um trabalho pioneiro no Paraná, que serve de base para a Tuiuti definir o perfil dos profissionais que está formando”, explica a professora Sueli Coraiola, coordenadora da CAE. Dos alunos cadastrados, 800 mantêm contato permanente com a universidade.

Os ex-alunos contatados são aqueles que se formaram nos últimos cinco anos em todos os 38 cursos da Tuiuti. “É um trabalho difícil porque muitos mudaram de endereço, estão fora do Estado e até mesmo longe do País”, diz a coordenadora. Ela revela que o objetivo do trabalho “é a educação continuada, uma nova exigência da sociedade globalizada.”

O contato com o ex-aluno, de acordo com a professora, permite à universidade direcionar a formação dos profissionais conforme as exigências do mercado, e a oferecer cursos de pós-graduação que atendam a demanda atual. Para ela, a melhor forma de avaliar um curso é ouvindo o ex-aluno, “que enfrenta na prática o que aprendeu e pode ser sincero em suas observações, já que não tem mais vínculo com a universidade.”

Empregos

A coordenadora da CAE diz ainda que a educação superior moderna vê a graduação como uma etapa da formação e não como o esgotamento do conhecimento. “As mudanças tecnológicas são cada vez mais rápidas e é a educação continuada a chave para que o ensino superior acompanhe essas transformações”, explica a professora.

Os ex-alunos cadastrados têm acesso a ofertas de emprego, a todos os eventos realizados na universidade, ficam sabendo sobre cursos de especialização, mestrado e atividades de extensão. “O contato é simples, por meio do site, onde estão todas as informações, ou no telefone da CAE (331-7615)”, diz Sueli.

A secretária executiva Marcella dos Santos Gazzetta, formada na primeira turma do curso, no ano passado, é uma das mais atuantes ex-alunas cadastradas na Coordenação de Acompanhamento de Egressos. Ela diz que “é importante essa participação porque auxilia nas mudanças que transformam o curso”. Destaca também o contato com outros colegas de turma, o que permite o intercâmbio permanente de informações sobre o curso e empregos na profissão.

O ex-alunos também se reúnem por intermédio da CAE para o trabalho voluntariado em ações de interesse social no Paraná. No próximo sábado, 25 egressos do curso de Administração estarão participando em Antonina de uma campanha de esclarecimento e prevenção à dengue. É a primeira ação do Núcleo de Responsabilidade Social da Universidade Tuiuti fora de Curitiba. “Vamos aproveitar a campanha nacional para dar a nossa contribuição num dos municípios mais sujeitos à doença”, diz José Vitor Ferraz Filho, organizador do evento.

Voltar ao topo