Tudo pronto para o desfile das escolas

A Avenida Cândido de Abreu (trecho entre o Palácio Iguaçu e a sede da Prefeitura) está preparada para os desfiles das escolas de samba de Curitiba, que acontecem hoje e amanhã. Os festejos reúnem dez agremiações carnavalescas, entre blocos e escolas dos grupos Especial e de Ascensão.

A organização ficou a cargo da Fundação Cultural de Curitiba, que montou a infra-estrutura para os desfiles e para os bailes populares de segunda e terça-feira (dias 3 e 4) nas Ruas da Cidadania do Pinheirinho, Bairro Novo e Fazendinha.

A festa na avenida tem início às 19h de hoje, com a entrada do grupo Afoxé, tradicionalmente convidado para abrir o desfile das Escolas do Grupo Especial, com o intuito de “purificar” a passarela do samba. Entra em seguida o bloco Rancho das Flores, formado por idosos que participam dos programas da Terceira Idade da Fundação de Ação Social (FAS). Na seqüência, a partir das 21h, desfilam as quatro maiores escolas que concorrem ao título de campeã do Carnaval 2003: Unidos de Colombo, Embaixadores da Alegria, Mocidade Azul e Acadêmicos da Realeza (a vencedora do ano passado).

Amanhã será a vez dos blocos e das escolas do Grupo de Ascensão. O primeiro colocado deste grupo assume uma das vagas para integrar, no próximo ano, o Grupo Especial. Pela ordem, a partir das 20h, desfilam os blocos Batuqueiros da Felicidade, Filhos do Rei e Os D?Ávilas, e as escolas Bom à Beça, Bairro Alto e Unidos de Pinhais. A apuração dos votos do Grupo Especial será realizada amanhã, às 15h, no palanque oficial do desfile, na Avenida Cândido de Abreu. A apuração do Grupo de Ascensão será realizada após o desfile das escolas, no mesmo local. O Cortejo Real, formado pelo Rei Momo João Bola, pela rainha Melissa e pelas princesas Vanessa e Márcia, também estará animando a festa.

Os desfiles e os bailes também contam com aparato para segurança e tranqüilidade dos foliões. As polícias Civil e Militar e a Guarda Municipal estarão de plantão, prestando atendimento num QG a ser instalado próximo ao local do evento (Rua Papa João XXIII esquina com Ernâni Santiago de Oliveira). Os policiais darão orientações gerais e atenderão as solicitações da comunidade.

Haverá ambulâncias para atendimento médico, trinta banheiros públicos, e fiscalização da equipe de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde para assegurar a qualidade dos produtos e a higiene das 12 barracas de alimentação e bebidas, instaladas ao longo da avenida e no local dos bailes. O trânsito nas imediações dos desfiles estará sendo orientado pelos agentes da Diretran. Hoje e amanhã, o trecho da Cândido de Abreu entre o Palácio Iguaçu e a Prefeitura será fechado ao tráfego a partir das 17h.

Carnaval ruim da cabeça e doente do pé

Quem quer distância de samba, axé, pagode e funk carioca já pode também desfrutar do Carnaval. Começa hoje, em Curitiba, o Psycho Carnival, um festival carnavalesco que reúne bandas do estilo psychobilly. O evento termina na segunda-feira. O gênero mistura punk com rockabilly. As pessoas que gostam deste estilo adotam o visual psychobilly, com topetes exagerados com as laterais raspadas, que lembram o moicano punk.

O evento está na quarta edição e conta, este ano, com as apresentações de treze bandas, três delas estrangeiras. Os alemães do Chibuku, os chilenos do Surfin Carambas e os norte-americanos do Smoking Revolvers fazem participações especiais no evento.

Hoje, os foliões roqueiros vão conferir shows de quatro bandas: o Frenetic Trio, de Londrina; Los Diaños, de Curitiba; Os Limbonautas, também de Curitiba; e a banda alemã Chibuku, que faz uma versão mais pesada do psychobilly.

O Psycho Carnival terá, na noite de amanhã, as apresentações da banda Skizoyds, do interior de São Paulo e formada por remanescentes da Mongolords; dos Krapullas, uma das mais antigas bandas desse gênero de Curitiba; o Ovos Prsley, também da capital, e os Kães Vadius, a mais antiga banda psycho do Brasil.

O ápice da festa, segundo os organizadores, é na segunda-feira, quando se apresentam Smoking Revolvers e Surfin? Carambas. Haverá também os shows de Hot Rod Combo, de Belho Horizonte, e de Os Catalépticos, a banda curitibana de psychobilly que vem conquistando espaço nos mercados internacionais.

O Psycho Carnival acontece no Cine Música Bar, na Avenida João Gualberto, 81, na frente do Passeio Público (antigo Cine Morgenau), a partir das 20h. Os shows começam às 22h. Ingressos antecipados estão sendo vendidos na Barulho Records, no Shpping Omar, e custam R$ 8,00 por dia ou R$ 20,00 o pacote para as três noites.

A organização avisa que menores de 18 anos só entram acompanhados dos pais ou responsáveis. Mais informações no site

www.psychobilly.com.br/psychocarnival2003.

Voltar ao topo