Trio do Paraná vira manchete na Europa

Três acadêmicos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná passaram 10 meses estagiando na Universidade de Paderborn, na Alemanha. Alexandre Horst, André Luís de Freitas Francisco e Rodrigo Fchrickte Gielow, do quinto ano de Engenharia da Computação, puderam usufruir desse programa graças ao Projeto-Seminário, realizado na PUC, em 2001. O trabalho desenvolvido pelo grupo mereceu reportagem de capa na revista HNI Nachrichten, número 1, de 2002. Segundo Alexandre Horst o estágio na Alemanha possibilitou valiosa experiência de vida e de cultura. “Tivemos contato com o que há de mais novo na área de engenharia de computação”, diz o estudante.

Neste ano, André Linarth, Natascha Petry Ligocki e André Arzua, da PUC, e mais três estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR) foram convidados para continuar os trabalhos iniciados pelos estagiários de 2001. De acordo com o professor brasileiro da Universidade de Paderborn, Mauro César Zanella, o intercâmbio nacional proporciona aprendizado de idioma, amadurecimento pessoal e possibilidade de colocar em prática conhecimentos. “Não é mais possível isolar-se como forma de autodefesa”, conta Zanella.

A Universidade de Paderborn, localizada no Centro-Oeste da Alemanha, foi fundada em 1972. Tem hoje, cerca de 15 mil alunos. Já passaram pelo instituto as seguintes personalidades: o fundador da empresa dSpace GmbH, líder mundial na linha tecnológica de hardware e software; presidentes da Chrysler Automóveis, ETAS Paris, Kaspar, Eppinger, entre outras pessoas de renome mundial.Trio do PR vira manchete na Europa

Voltar ao topo