Amor pela vida. Essa manchete, estampada na capa da Tribuna de 7 de agosto de 2012, marca o início do Caçadores de Notícias, que amanhã completa seu primeiro aniversário. Com a proposta de buscar os mais variados tipos de histórias com foco nas pessoas que vivem e trabalham em Curitiba e região metropolitana, o projeto já percorreu a maior parte dos 75 bairros da capital, além de dez cidades vizinhas. Essa andança resultou em aproximadamente 350 matérias publicadas, além de muitas postagens no blog (www.cacadoresdenoticias.com.br). O início do segundo ano do projeto vem acompanhado de uma novidade: a campanha “Nosso bairro, nossa casa”, com objetivo de aproximar ainda mais o jornal de você, leitor.

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Os Caçadores de Notícias vão continuar em busca de gente, em sua maioria anônima, espalhada pela Grande Curitiba e que não costuma estar na pauta dos veículos de comunicação. Mas que vivencia alguma situação curiosa, inusitada, problemática, exemplar ou de superação que pode servir de cobrança ao poder público ou incentivo e reflexão ao público da Tribuna. É comum após a publicação de determinado assunto a redação receber contato de outras pessoas que se identificam e relatam um fato similar ao reportado pelo projeto em alguma localidade.

Simultaneamente à continuidade desse trabalho, a Tribuna desenvolverá a campanha “Nosso bairro, nossa casa”, com o intuito de descobrir pessoas que servem de exemplos positivos por ações simples em suas regiões que, se seguidas por todos os vizinhos, resultariam em uma transformação visível.

Amigos do bairro serão cadastrados

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Na primeira fase da campanha “Nosso bairro, nossa casa”, batizada de “ouvir”, a reportagem vai buscar localidades que atendam aos três focos da campanha: conscientização contra a pichação, dicas e a importância de acondicionar bem o lixo, além de aspectos ligados à casa da pessoa, como jardim e conservação geral.

Na segunda etapa, que se chama “inspirar” , matérias, anúncios e ações de marketing serão realizadas em regiões selecionadas para estimular as boas práticas. Cada morador que se destacar por algum tipo de ação será cadastrado como “Amigo do bairro”. Também será aplicada uma pesquisa nas localidades escolhidas para avaliar a percepção da comunidade antes e depois da execução do projeto, abordando o orgulho de morar e a sensação de segurança.

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Já no terceiro estágio, denominado “transformar”, a Tribuna vai acompanhar e estimular as transformações por parte das pessoas, alimentando o cadastro “Amigos do bairro” à medida em que os bons exemplos forem surgindo. Por fim, a campanha será encerrada com o Dia T, que consistirá em uma grande festa na região onde houver maior engajamento em relação aos três enfoques do “Nosso Bairro, Nossa Casa”.