Tribuna completa 47 anos

Completando hoje 47 anos de circulação, a Tribuna chega às bancas com as mesmas características de quando foi criada: do jeito que o leitor gosta. A linha de trabalho adotada pelo então diretor de redação, João Féder, em outubro de 1956, se mostrou uma fórmula vitoriosa e continua pautando diariamente a equipe do jornal.

“Quando fui incumbido de criar um diário que atendesse às necessidades do povo, instruí a redação dizendo que, para nós, era mais importante um fato acontecido na Praça Tiradentes do que uma guerra internacional. As pessoas precisam saber o que está acontecendo na sua cidade”, lembra o veterano jornalista.

Verdade

Palavras que se repetem na boca do atual diretor de redação, Rafael Tavares de Mello: “A notícia local continua sendo a mais importante. O jornal tem a obrigação social de informar à comunidade sobre os acontecimentos que dizem respeito ao dia-a-dia do cidadão”, observa. “E a Tribuna não abre mão de mostrar a verdade, especialmente em questões como a segurança da população, problema que hoje atinge todas as classes sociais. O jornal sempre esteve atento a isso e não deixa de denunciar fatos e mostrar o porquê de tanta violência na sociedade atual”, afirma.

Mesmo tendo passado por várias reformas gráficas e pela modernização pedida pelo mercado e público, a Tribuna chega perto do cinqüentenário como um caso único no Brasil de veículo impresso diário, de caráter popular, que não perdeu seu perfil original e se mantém como produto de sucesso, com grande apelo comercial e índice crescente de fidelização de leitores. As mudanças pelas quais passou ajudaram a Tribuna a alcançar e manter o posto de líder de venda em bancas em Curitiba e Região Metropolitana.

Imbatível

“Falo da Tribuna como fã em dois sentidos: além de gostar do jornal, do qual sou leitora fiel há anos, como empresária o vejo como um produto de sucesso, que só tende a crescer”, observa Vera Lúcia Pimentel, diretora-financeira do Grupo Paulo Pimentel. Ela diz que a boa resposta do mercado publicitário à modernização do jornal confirmou que o perfil da Tribuna continua sendo imbatível: “Além de não perder leitores, mesmo em meio à crise que passa o mercado editorial brasileiro, estamos conquistando novas fatias de público. A Tribuna hoje é um jornal que entra na casa das pessoas e se tornou familiar”, comemora.

O foco nas editorias de Esportes e Policial – uma fórmula popular que se mostrou vitoriosa desde o início e hoje atinge leitores de todas as classes sociais -continua sendo linha-mestra da redação. Mas, também, acompanhando as mudanças sociais do novo milênio, a Tribuna abre cada vez mais espaço para temas do cotidiano, responsabilidade social e orientação em assuntos de economia e direitos do consumidor.

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