Três empresas apresentam propostas para projeto do metrô

A Prefeitura de Curitiba recebeu nesta terça-feira (29), no auditório do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), as propostas de três empresas que vão participar da licitação para contratar consultoria para elaborar os projetos de engenharia e estudos e relatório de impacto ambiental para implantar a Linha Azul do trem metropolitano (metrô) de Curitiba no trajeto Santa Cândida – CIC Sul.

Os consórcios Novo Modal e SEP vão disputar o lote 1, no valor de R$ 2,3 milhões, para fazer os estudos e o projetos de engenharia, em 270 dias. A Ecossistemas Consultoria Ambiental foi a única a apresentar uma proposta para o lote 2, que consiste no estudo e o respectivo relatório de impacto ambiental (EIA/RIMA), com valor de R$ 370 mil e prazo de 240 dias para conclusão.

A Comissão Especial de Licitação deve publicar até o dia 12 de fevereiro o resultado da avaliação da documentação de habilitação das empresas concorrentes. Na segunda fase será avaliada a proposta técnica e em seguida a proposta de preços. "Esperamos concluir a licitação em um prazo entre 40 e 45 dias, para assinar a ordem de serviço ainda em março e até agosto entregar a documentação aos ministérios das Cidades e do Planejamento, Orçamento e Gestão, para colocar o projeto no Orçamento da União para 2008", afirmou Augusto Canto Neto, o presidente do Ippuc. O instituto coordena a licitação do metrô em conjunto com a Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), empresa municipal que gerencia o transporte coletivo da cidade.

O consórcio que vencer a licitação para os estudos e projetos de engenharia terá 90 dias para elaboração os estudos e projetos e os outros 90 dias, para realização de audiências públicas. Nas audiências, os estudos e projetos serão apresentados à população. Em decorrência dos encontros com a comunidade, poderão ser feitos ajustes nos estudos.

O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (Rima) também está dividido em duas etapas: 150 dias para apresentação do Rima e 90 dias para discussões com a comunidade. Faz parte do processo de estudos da nova linha do metrô, ainda, a pesquisa de embarque e desembarque – já licitada -, que estudará o comportamento dos usuários do transporte ao longo do trecho de 22 quilômetros do eixo norte/sul.

O presidente do Ippuc, Augusto Canto Neto, explica que é preciso pensar em um veículo de maior capacidade, capaz de transportar os 420 mil passageiros que usam hoje o eixo norte/sul de transporte, e que com o aumento da população em toda a região metropolitana, chegará a 700 mil passageiros em 15 anos. Esse trajeto tem 61 cruzamentos semaforizados com tráfego elevado, especialmente na área central. Pela linha circulam 86 ônibus biarticulados, que rodam 16.046 quilômetros por dia, o equivalente a 5 milhões de litros de óleo diesel por ano.

Com a implantação do metrô no subsolo, a área hoje ocupada pelas canaletas será transformada em áreas para pedestres e ciclistas.

O Projeto

O projeto básico do metrô levantará a viabilidade do que já foi previsto em estudos preliminares de técnicos da Companhia Brasileira de Transporte Urbano (CBTU), do Ippuc e da Urbs. Os estudos preliminares foram iniciados em 2005, levando em conta a necessidade de aumentar a capacidade dos eixos Norte e Sul da RIT, os mais carregados do sistema.

Os estudos indicaram a necessidade de uma linha de metrô com 22 quilômetros de extensão, do terminal Santa Cândida (Norte) ao CIC (Sul) e 22 estações de embarque e desembarque, considerando um crescimento de 20% no número de passageiros nestes eixos, que atendem atualmente 416.931 pessoas por dia.

O prefeito Beto Richa intensificou as negociações com o governo federal para obtenção de recursos para realização do projeto do metrô. "O processo acontecerá com ampla discussão e avaliação, levando em conta o zoneamento da cidade, o uso e a ocupação do solo em harmonia com o meio ambiente, com a paisagem da cidade e do entorno metropolitano", diz Richa.

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