Tremor de terra atinge quatro estados entre o Sul e o Sudeste

Um tremor de terra assustou a população de municípios de quatro estados brasileiros na noite desta terça-feira (22). Segundo o Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (UnB), o fenômeno, que ocorreu por volta das 21h, durou pouco mais de três segundos, atingindo 5,2 graus na escala Richter (que chega a 9,5). Com epicentro no mar, o tremor foi sentido em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e também no Paraná.

De acordo com o professor da UnB, Jorge Sand França, a cidade mais próxima do epicentro foi São Vicente, na Baixada Santista, a uma distância de 218 quilômetros. França também afirmou que a ocorrência não foi inédita, embora tenha sido a primeira registrada este ano.

O Observatório Sismológico da UnB ainda desconhece as causas do tremor de terra, no entanto, é muito provável que o abalo tenha ocorrido em função da movimentação de uma falha geológica.

Paraná

No Paraná, o abalo sísmico foi percebido do litoral até a região dos Campos Gerais. Só na capital, desde as 21h09, os bombeiros atenderam 20 chamadas. Foram registradas ocorrências também nos municípios de São José dos Pinhais e Piraquara, na Região metropolitana.

Além da região central de Curitiba, os bairros Boa Vista, Batel, Hauer, Novo Mundo, Portão, Água Verde, Alto da XV, Juveve e Pinheirinho também registraram chamadas ao Corpo de Bombeiros. Entretanto, mesmo com alguns moradores de edifícios mais altos tendo relatado objetos que tremiam com mais intensidade, o tremor não passou de um grande susto.

Segundo o Corpo de Bombeiros, apenas um edifício, na rua Francisco Rocha, no Bairro Batel, precisou de uma vistoria da Comissão de Segurança em Edificações e Imóveis (Cosedi), da secretaria de Urbanismo de Curitiba. Depois do tremor, alguns apartamentos tiveram problemas nos trincos das portas, que apresentavam um certo desnível e não fechavam com facilidade.

Ainda de acordo com os Bombeiros, não há registro de feridos ou maiores danos.

Em janeiro de 2006, dois tremores de terra assustaram os moradores de sete municípios da região dos Campos Gerais. Coincidentemente, o evento, que atingiu os municípios de Telêmaco Borba, Ponta Grossa, Castro, Tibagi, Ortigueira, Reserva e Imbaú, também ocorreu por volta das 21h. Na ocasião, a magnitude do fenômeno foi de 4,3 graus na escala Richter.

Em 2004, um tremor de terra também assustou os moradores de Matinhos e Guaratuba. De acordo com dados da UNB, foram registrados 14 abalos sísmicos nos últimos cem anos no Paraná.

Voltar ao topo