Trem descarrila em Ortigueira

Descarrilamento de 18 vagões e duas locomotivas carregados com diesel, álcool e açúcar provocou, por volta das 8h30 de ontem, acidente em Ortigueira. Um incêndio começou logo após o acidente, mas a Defesa Civil informou que ninguém ficou ferido. O fogo se alastrou pela vegetação da área onde o acidente ocorreu. Até o final da tarde, porém, as seis viaturas do Corpo de Bombeiros já tinham controlado o fogo.

O trem, que seguia de Maringá para Curitiba, era composto por 104 vagões, dos quais 59 viajavam vazios. De acordo com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), pelo menos um hectare de mata nativa foi destruído pelo fogo.

Segundo a assessoria de imprensa da América Latina Logística (ALL), que administra o trecho ferroviário, a hipótese mais provável para o acidente é que tenha havido uma refração do trilho, em conseqüência da mudança brusca de temperatura que foi de 40 graus, durante o dia, para 5 graus na madrugada. Esse fenômeno pode trincar ou até mesmo quebrar os trilhos, afetando diretamente a passagem de trens.

Voltar ao topo