Transporte coletivo vira tema de livro

O prefeito Cassio Taniguchi lança às 19h, de amanhã, o livro "A História do Sistema de Transporte Coletivo de Curitiba (1887/2000), de autoria do jornalista Raul Guilherme Urban. O livro, editado pela Travessa dos Editores e patrocinado pela Volvo do Brasil, será lançado no gabinete do prefeito, na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, na Avenida Manoel Ribas, 2.727 (Santa Felicidade).

O livro, com edição de texto final da jornalista Miriam Karam, conta a trajetória histórica do transporte coletivo curitibano desde a criação da primeira linha de bondes, então puxados por mulas, em 1887 (e que circularam até 1912, quando chegaram os bondes elétricos), até o ano 2000, quando entraram em operação os novos ônibus biarticulados da linha Leste-Oeste.

Além da história geral do transporte, o enfoque principal é dado ao Sistema de Ônibus Expresso, implantado em 1974. Revolucionário para a época, esse sistema foi responsável pela mudança de conceitos urbanos, transformando Curitiba em referência nacional e internacional de transporte, com seus eixos estruturais percorridos por ônibus especialmente criados para esse fim.

Voltar ao topo