Transporte coletivo da Grande Curitiba agrada usuários

Uma pesquisa encomendada pelo Sindicato das Empresas de Transporte Urbano e Metropolitano de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana apontou que 83% dos entrevistados aprovam o transporte coletivo. Em média, a cada dia útil, são registrados 2,3 milhões de deslocamentos na rede. Mas em todas as grandes cidades do mundo é um desafio atrair mais passageiros para o transporte público.

?As pessoas valorizam o custo do seu tempo e o conforto. Atender a essas demandas não é fácil nem barato, mas ganhos pequenos em qualidade de vida induzem a troca da individualidade pelo coletivo?, afirma o engenheiro civil Ricardo Bertin, que é mestre em engenharia e operação de transportes e professor da PUCPR. ?Transportes públicos rápidos, eficientes, com alta tecnologia e confortáveis são a melhor forma de atrair passageiros?, defende Bertin.

Outro especialista do setor, o professor Garrone Reck, do Departamento de Transporte da Universidade Federal do Paraná, e ex-diretor da URBS (Urbanização de Curitiba S.A.), defende o transporte público como a forma mais eficiente de compartilhar o espaço da cidade, que considera um bem inestimável. Reck diz que é preciso melhorar o serviço para manter e aumentar o número de usuários e encontrar formas para que o passageiro não arque sozinho com o custo da tarifa.

Voltar ao topo