Trânsito é a terceira causa de morte no País

O trânsito está entre as três principais causas de morte no País. A imprudência dos motoristas é a causa de 80% dos acidentes. A informação é do diretor do Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) no Paraná, Eurípedes Smaniotto. Os dois órgãos realizaram está semana, em todo o País, a campanha “Valorize a Vida”, para orientar motoristas sobre as leis de trânsito e cuidados com a saúde.

Para Eurípedes, os acidentes são provocados pelos profissionais do volante devido à situação estressante em que trabalham. O tráfego saturado, desrespeito no trânsito, vida sedentária, custo do frete baixo e prazos apertados para entrega, colaboram com o problema. “Queremos alertá-los sobre a segurança e qualidade de vida deles”, diz.

Ontem, em Curitiba, o trabalho foi realizado no estacionamento do hipermercado Wall Mart, na Avenida das Torres, em parceria como a Diretran. Além dos motoristas, as crianças também foram alvo da campanha. Simuladores de semáforo, faixa para pedestre e lombada eletrônica foram usados na conscientização das crianças. “Eles aprendem e chamam a atenção dos pais”, argumenta Smaniotto.

Para Eurípedes, a campanha foi bem recebida pelos motoristas. Ele estima que só em Curitiba 2,5 mil pessoas foram abordadas durante os cinco dias. “Eles vão servir de multiplicadores”, aposta.

Voltar ao topo