Transformador de 175 toneladas

Um transformador de energia gigante pesando 175 toneladas passou ontem por Curitiba. A peça, que tem 77 metros de comprimento, 6,7 metros de largura e 5,5 metros de altura, seguiu rumo à cidade de Pinhão, no interior do Estado. O transformador saiu de Guarulhos na última terça-feira. A previsão é que o equipamento chegue em Pinhão na próxima quarta-feira.

Segundo o gerente de manutenção da Regional Paraná da Eletrosul – empresa dona do equipamento -, Jorge Felipe Carminati Grein, o transformador será instalado na subestação de Foz do Areia. “Ele transforma a tensão de 525 mil volts para 230 mil volts. Sua potência é de 224 megavolts-ampere”, explicou.

Grein contou que o equipamento custou R$ 6,1 milhões à Eletrosul. “Ele vai funcionar como transformador reserva. Essa é uma parte dos investimentos que a empresa pretende fazer este ano. Serão disponibilizados R$ 184 milhões para toda a região Sul”, revelou.

No meio da tarde de ontem, o transformador gigante estava parado num posto de combustíveis no quilômetro 67 da BR-116. Como ele ocupa as duas pistas da rodovia, aguardava autorização da Polícia Rodoviária Federal para seguir viagem.

Voltar ao topo