Transferência de presos

Ratinho Jr. assina decreto e delegacias não vão mais servir como “prisão” no Paraná

Foto: Henry Milleo/Arquivo/Gazeta do Povo

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) assina nesta quarta-feira (15), em evento às 14 horas, o decreto da última etapa de transferência de custódia dos presos das carceragens da Polícia Civil para a uma penitenciária gerida pelo Departamento Penitenciário do Paraná (Depen). Após o cumprimento deste novo decreto, o governo concluirá a transferência de 12 mil presos que estavam em delegacias em 2019, liberando os policiais para cumprirem sua função constitucional de investigação e encerrando um gargalo histórico da segurança pública.

LEIA TAMBÉM:

> Precisando abastecer? Veja os menores preços de gasolina e etanol em Curitiba

> Paraná acaba com toque de recolher e libera eventos para até mil pessoas

> Shopping a céu aberto: comerciantes querem revitalização do Centro de Curitiba

Ratinho Junior anunciou há um mês, durante a assinatura das promoções e progressões dos servidores da segurança pública, que concluiria o processo de transferência em setembro, após a inauguração de novas penitenciárias em Ponta Grossa, Gauíra, Foz do Iguaçu, Londrina e Piraquara.

A presença de presos, inclusive já condenados, em carceragens de delegacias da Polícia Civil é uma das principais queixas do Sindicato dos Delegados de Polícia do Paraná, que levaram a um pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Segurança Pública na Assembleia Legislativa. Os delegados citam que, além da falta de efetivo e de infraestrutura, precisam tirar policiais da função de investigação para colocá-los para vigiar e escoltar presos. O decreto a ser assinado pelo governador nesta quarta-feira também prevê a proibição de futuras custódias de presos pela Polícia Civil.

Lara confronta Roberto
Elas por Elas

Lara confronta Roberto

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda
Renascer

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024
Nova novela

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro
Top 10

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro