Tradições italianas na 45.ª Festa da Uva

Neste fim de semana as tradições italianas vão estar em evidência em Santa Felicidade. Começou ontem a 45.ª Festa da Uva, com a tradicional distribuição de macarronada ao público. Além de pratos típicos, o visitante vai poder apreciar danças e músicas folclóricas. Os organizadores esperam um público 35 mil pessoas durante os três dias de festa no Bosque São Cristóvão, consumindo 25 mil quilos de uva.

Nos três dias vão ser servidos três mil quilos de polenta, três mil de macarrão e mais três mil de frango. Mas deixar tudo isto pronto leva um certo tempo, por isto as 20 voluntárias trabalham durante uma semana inteira desde às 8h da manhã até às 22h. Elas preparam temperos, cortam o frango e fazem a polenta que será frita na hora. Depois armazenam em câmaras frigoríficas até o começo da festa.

Mesmo enfrentando um trabalho desgastante, as voluntárias consideram o trabalho como uma terapia. É nestes momentos que as comadres Maria de Lourdes, 61 anos, e Terezinha Franco, 55 anos, aproveitam para conversar e dar muitas risadas. “Gosto de estar aqui, é mais divertido do que cansativo”, afirma Maria. Mesmo com os pés inchados de ficar em pé, Terezinha concorda com a amiga. “A festa é uma semana de confraternização”, explica. Ela prometia ainda que ia ficar todos os dias até o fim da festa. Maria Neide Bilato, 59 anos, e Ivanir da Silva, 64 anos, também colaboram há muitos anos e revelam o segredo dos saborosos pratos. “A gente coloca amor em tudo o que faz”.

A uva vendida no local vem do Rio Grande do Sul. Mas há 10 anos era o próprio bairro que fornecia o produto. No entanto uma doença dizimou os parreirais e agora a fruta precisa vir de longe. No entanto, os vinhos oferecidos são da própria localidade.

O evento é organizado pela comunidade da Paróquia São José que fica no bairro. Além dos festejos, uma missa em italiano será rezada no domingo às 10h da manhã pelo próprio pároco, Armelindo Costa. “O evento é uma oportunidade de mostrar para a cidade a cultura que os italianos trouxeram”, explica.

As apresentações folclóricas ocorrem hoje e domingo a partir das 16h. Haverá também show com diversas bandas locais.

Voltar ao topo