Trabalhadores recebem vacina contra hepatite B

A 3.ª Regional de Saúde realizou ontem vacinação contra a hepatite B em diversos locais da cidade. Pela manhã, a equipe esteve das 11h às 13h, na empresa Sadia S/A. Das 13h às 17h, a vacinação aconteceu no Shopping Palladium e, a partir das 17, na Loja Maria-Mariá. “Não é cotidiano da 3.ª Regional de Saúde levar a vacina até a comunidade. Esta ação veio por conta da inclusão da Regional da Saúde no Selo Social”, diz a diretora da regional de saúde, Lenir Monastirsky.

Segundo a diretora, a 3.ª Regional de Saúde tem a obrigação de distribuir a vacina para os doze municípios, incluindo Ponta Grossa. A vacina contra a hepatite B está disponível, gratuitamente, em todas as unidades de saúde. “Hoje, o nosso objetivo é colaborar levando a vacina até os funcionários dessa empresas e seus clientes”, ressalta Lenir. Somente no shopping, foram vacinadas cerca de quatrocentas pessoas.

Cuidados

Os sintomas da hepatite B são olhos amarelados, urina escura, fezes branca, cansaço, tontura e vômito. Conforme Lenir Monastirsky, a transmissão da doença se dá através da relação sexual, boca (saliva) e sangue. A mãe com hepatite B passa a doença para o bebe . Para evitar a doença a pessoa deve lavar bem os alimentos, beber água tratada, nunca compartilhar a mesma seringa e tomar a vacina. Quando vacinada, a pessoa fica imune a vida toda. Para isso, é preciso tomar as três doses (a segunda após um mês de tomar a primeira e, da segunda para a terceira, após cinco meses).

Voltar ao topo