Trabalhadores portuários voltam ao trabalho em Paranaguá

As 12 categorias de trabalhadores portuários que atuam no Porto de Paranaguá, litoral do Paraná, voltaram ao trabalho no início da tarde desta segunda-feira, depois de seis horas de paralisação.

Os funcionários querem manter os postos de trabalho no porto e o fim da terceirização dos serviços para empresas estrangeiras.

Integrantes da Intersindical, entidade que congrega dez sindicatos representantes de categorias de trabalhadores portuários, paralisaram as atividades do Porto de Paranaguá, hoje, das 7 às 13 h.

Os manifestantes tinham como objetivo protestar contra a contratação de trabalhadores não ligados ao Órgão Gestor de Mão-de-Obra. Segundo o presidente da Intersindical, Ademir Sconassom, os funcionários avulsos do porto andam revoltados porque estão perdendo espaço para ?pessoas estranhas à Lei 8.630, de 1993, que diz que o trabalhador, dentro do porto organizado, tem que pertencer ao Órgão Gestor de Mão-de-Obra?.

Com a manifestação, todas as vias de acesso ao porto foram bloquedas por caminhões pertencentes a pessoas ligadas ao Sindicato dos Motoristas Autônomos. Por impedir o acesso ao Porto, muitos motoristas foram multados.

No final da manhã, os sindicalistas entregaram um documento, reivindicando seus direitos e falando de suas queixas, ao superintendente do Porto, Osíris Sthenghel Guimarães. Eles avisam que, se até o final da semana trabalhadores não ligados ao Órgão Gestor de Mão-de-Obra continuarem sendo pegos para trabalhar, vão fazer greve por tempo indeterminado.

Voltar ao topo