Tesouro perigoso

Trabalhadores encontram fragmento de granada em campus da UFPR

Funcionários de uma obra em frente ao setor Florestal da Universidade Federal do Paraná (UFPR) encontraram uma granada ou parte dela na manhã desta quarta-feira (27). O artefato, já fragmentado e certamente desativado, deve ser encaminhado à Polícia Federal (PF).

Segundo policiais militares, os funcionários trabalhavam em uma escavação quando tiveram a surpresa. Com medo, sem saber se representaria perigo ou não, eles colocaram o artefato no estacionamento e chamaram a PM.

Os policiais chegaram e, ao constatar que seria realmente uma granada, isolaram a área para prevenção e chamaram a PF. De acordo com os policiais, certamente o objeto não representaria perigo algum, pois pelo tempo e pelas condições em que foi encontrado, já não estaria ativo.

A granada foi mantida no local até a chegada da PF. Os policiais explicaram que, em um contexto histórico, o artefato pode ser considerado especial.

Trabalhadores encontram fragmento de granada em campus da UFPR

Área foi isolada por prevenção, apesar de o artefato não representar mais perigo. Foto: Lucas Sarzi

Veja mais fotos na galeria de imagens.

Conforme apurou a Tribuna do Paraná, o artefato encontrado é conhecido como cabeça de morteiro. O morteiro é uma boca de fogo que é carregada pela boca e serve para lançar granadas em tiro curvo de curto alcance. Em estado ativo, o artefato encontrado no câmpus da UFPR seria semelhante ao da foto abaixo. 

Exemplo de como seria o artefato encontrado na UFPR. Foto: Reprodução/Memória do Imigrante.