Negligência

Trabalhadores da Repar denunciam explosão durante a madrugada

O Sindicato dos Petroleiros do Paraná e Santa Catarina (Sindipetro) denunciou nesta quarta-feira (21) que houve uma explosão e um princípio de incêndio durante a madrugada na unidade de Hidrotratamento e Reforma Catalítica (HRC), da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária. Funcionários que estavam em outros pontos da refinaria afirmaram que também sentiram o impacto da explosão.

De acordo com a assessoria de imprensa do Sindipetro, a Petrobras não avisou ao sindicato sobre o acidente, já que ele estaria relacionado a falhas anteriormente apontadas em reuniões entre a categoria e a empresa. Para os representantes sindicais, a ocorrência de acidentes como este seria o fruto de dois fatores: o excesso de horas extras e a efetivo reduzido de trabalhadores, gerando sobrecarga.

Outro lado

Em nota a Petrobras confirmou o incidente, mas apontou que foi de “pequenas proporções e prontamente debelado”. A empresa ainda reiterou que não houve danos a pessoas, nem ao meio ambiente. “A produção da refinaria não foi afetada. As causas estão sendo investigadas e o sindicato foi informado da ocorrência”, finaliza a nota.