Torneio de tênis de mesa em Curitiba abre festejos da imigação japonesa

Cerca de 800 atletas filiados a associações nipo-brasileiras de 16 regiões do Brasil disputam, desta sexta-feira (25) até domingo (27), o 58º Campeonato Brasileiro Intercolonial de Tênis de Mesa. O torneio, que acontece no Pavilhão de Exposições do Parque Barigüi, marca a abertura do calendário comemorativo aos 100 anos da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil.

"O campeonato reúne os melhores jogadores de tênis de mesa do país. Até domingo serão disputadas chaves em diversas modalidades, reunindo atletas masculinos e femininas", disse Gerson Luiz Ferreira Filho, da coordenação dos jogos.Participam, além dos atletas de Curitiba e de todo o Paraná, jogadores do Distrito Federal, Ceará, São Paulo e das regiões Centro-Oeste e Noroeste do país.

As comemorações do Centenário da Imigração Japonesa vão até setembro. Estão programados festivais gastronômicos, atividades sócio-recreativas, shows musicais, o Festival da Primavera e campeonatos com os esportes mais populares no Japão, como beisebol e softbal. A seleção japonesa de beisebol participará dos torneios. A criação do Parque do Centenário, no bairro Uberaba, em uma área de preservação ambiental, também faz parte das comemorações.

O ponto alto da programação acontecerá no dia 24 de abril, data em que, há 100 anos, os primeiros japoneses desembarcaram em Santos, a bordo do navio "Kasato Maru", que partiu do porto de Kobe. Nesse dia, o embarque no Japão e o desembarque no Brasil serão revividos conforme o registro histórico da época com encenações típicas nos dois portos – Santos e Kobe.

Voltar ao topo