Inusitado

Tornado surpreende agricultores e assusta moradores de Castro, no Paraná

Ciclone / Tornado assustou moradores do Paraná
Tornado assustou quem passava pela região de Castro, no Paraná. Foto: Colaboração

O fenômeno foi na quarta-feira (24), mas ainda vale pelas imagens impressionantes que ele gerou. Direto da zona rural da cidade de Castro, na região dos Campos Gerais, próximo a Ponta Grossa, distante cerca de 130 km de Curitiba, lavradores registraram o exato momento em que um pequeno tornado se formou sobre as plantações. A cena foi flagrada na região conhecida como Cunhaporanga.

As imagens foram registradas por um caminhoneiro que passava pela região e também por agricultores, que enviaram os registros para o jornal Página Um, de Castro, que gentilmente repassou o vídeo para a Tribuna.

Assista:

“Estávamos na lavoura colhendo, quando vimos que tinha a formação de um vulto branco, denso e alto, que se encontrou com o vendo na terra. Aqui, por onde passo um levantou muita poeira e palha de soja que tinha sido colhida”, disse um dos trabalhadores rurais ao site. Após a passagem do tornado, choveu muito e até caiu granizo na região.

Segundo o meteorologista Reinaldo Kneib, da Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), pelas imagens é seguro afirmar se tratar de um tornado. “O tornado sai da base da novem e toca o solo. Quando há uma nuvem de tempestade (cumulunimbus) as condições estão favoráveis e muitas vezes acaba ocorrendo o fenômeno”.

Segundo o Simepar, uma estação meteorológica perto do local registrou ventos de 60 km/h. Tornados deste tipo não costumam ter ventos muito fortes, como vemos em outros países.

A previsão do tempo para Castro nesta sexta-feira é de pancadas de chuva, com mínima de 16ºC e máxima de 27°C.