Toma posse o novo reitor da UTFPR

A comunidade interna da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)encheu o auditório do Campus Curitiba, nesta sexta-feira (8), para assistir à cerimônia de transmissão de cargo de reitor, de Eden Januário Netto a Carlos Eduardo Cantarelli, e de vice-reitor, de João Luiz Kovaleski para Paulo Osmar Dias Barbosa. Além de estudantes, professores e técnicos-administrativos, também estavam presentes jornalistas, autoridades e demais convidados.

Compuseram a mesa de honra Cantarelli, Eden, Barbosa, Kovaleski, Eleonora Bonato Fruet, secretária municipal de Educação de Curitiba, Yvelise Freitas de Souza Arco-Verde, secretária de Estado de Educação e Irineu Mário Colombo, diretor de Políticas Institucionais do Ministério da Educação (MEC).

Na solenidade, os professores Eden e Cantarelli assinaram o Termo de Transmissão do Cargo de Reitor. Na seqüência, a professora Noemi Henriqueta Brandão de Perdigão, chefe de gabinete da Reitoria, efetuou a troca de pelerine do ex-reitor para o reitor eleito. Já os professores Kovaleski e Paulo Barbosa assinaram o Termo de Transmissão do Cargo de Vice-reitor.

Antes da cerimônia, Cantarelli e Barbosa promoveram uma coletiva de imprensa e ressaltaram que a gestão que se inicia coincide com um período de crescimento da Instituição, principalmente por causa do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

O novo reitor disse que, com o Reuni, a previsão é de que a Universidade cresça,até 2012, 44,58% e receba investimentos de R$ 92 milhões em infra-estrutura e equipamentos. Além da estrutura física, os recursos humanos da Instituição também serão ampliados, com a contratação de 879 novos servidores (679 professores e 200 técnicos-administrativos).

Outro compromisso dessa gestão é implantar o programa de reaproveitamento de vagas e o projeto do Programa de Apoio à Pós-Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior (PAPG-Ifes). O último assunto abordado na coletiva foi a programação prevista para a comemoração do centenário da UTFPR, que acontecerá, no ano que vem, juntamente com os 100 anos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.