Tocha do Pan passa por Curitiba nesta terça-feira

Depois de passar por diversas cidades brasileiras, a tocha dos Jogos Pan-Americanos, que acontecem a partir do dia 13 de julho, no Rio de Janeiro, desfila pelas ruas da capital paranaense nesta terça-feira (3). A tocha será acessa às 11h30 pelo prefeito Beto Richa e pelo embaixador dos Jogos Rio 2007, Renal Dal Zotto, no Jardim Botânico.

"A tocha simboliza a força do esporte brasileiro e a integração dos povos. A vinda para Curitiba é importante também para dar visibilidade aos programas esportivos municipais, que são instrumentos de inclusão social e de prevenção de saúde", diz o prefeito Beto Richa.

Curitiba será a trigésima-quarta cidade brasileira a receber a chama do Pan, que foi acesa no dia 4 de junho, nas pirâmides de Teotihuacán, na Cidade do México. O roteiro começou em Santa Cruz Cabrália, em Porto Seguro (BA), onde aconteceu o descobrimento do Brasil.

Serão 82 pessoas que carregarão a tocha. O primeiro condutor será o atleta Rolando Ferreira Júnior, jogador de basquete campeão do Pan-americano de Indianápolis, nos EUA, em 1987. O último condutor será Marcos Olsen, ex-medalhista Pan-americano e campeão sul-americano de tiro esportivo e atual técnico da equipe brasileira de tiro ao prato.

Entre os 82 condutores da tocha do Pan, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer indicou 25 destaques esportivos. "Na lista da Prefeitura, são homenageados curitibanos que escreveram o nome na história do esporte brasileiro e atletas e paraatletas que representam o espírito olímpico", diz o secretário municipal do Esporte e Lazer, Raul Plassmann.

Roteiro

A tocha sairá do Jardim Botânico, às 11h30, e chegará à praça Santos Andrade, por volta de 16h30. O percurso terá 34 quilômetros, pelos bairros Cristo Rei, Alto da XV, Centro, São Francisco, Batel, Seminário, Campina do Siqueira, Bigorrilho, Mercês, Vista Alegre, Pilarzinho, Abranches, São Lourenço, Bom Retiro, Centro Cívico e Ahú.

Cada corredor deverá percorrer 400 metros com a tocha. Durante o percurso, os corredores passarão próximos de marcos turísticos da cidade, como: Jardim Botânico, Rua XV, Relógio das Flores, Teatro Guaíra, Biblioteca Pública, Parque Barigüi, Ópera do Arame, Museu Oscar Niemeyer, Centro Cívico e Praça Santos Andrade.

Confira o percurso (horário aproximado de passagem da tocha)

11h30 – Rua Engenheiro Ostoja Roguski
Rua João Dranka
Rua Roberto Chichon
Avenida Nossa Senhora da Penha

11h45 – Avenida Marechal Humberto Castelo Branco
Avenida Visconde de Guarapuava

11h55 – Rua XV de Novembro
Rua Ubaldino do Amaral

12h10 – Rua Marechal Deodoro
Avenida Marechal Floriano Peixoto

12h20 – Praça Tiradentes
Rua Barão do Serro Azul
Travessa Nestor de Castro
Alameda Augusto Stelfeld

12h30 – Alameda Cabral
Rua dos Presbíteros
Rua Jaime Reis

12h42 – Alameda Dr. Muricy
Rua Cândido Lopes
Rua Visconde de Nácar
Rua 24 de maio

13h – Avenida Visconde de Guarapuava

13h15 – Rua Bispo Dom José
Avenida Nossa Senhora Aparecida

13h25 – Avenida General Mário Tourinho

13h40 – Parque Barigüi
Avenida Cândido Hartmann
Rua Jacarezinho
Alameda Presidente Taunay
Rua Julia Wanderley

14h42 – Rua Brigadeiro Franco
Rua Tenente Gomes da Silva
Rua Roberto Barrozo
Rua André Zanetti
Rua Carlos Lening

15h16 – Rua João Tscharnnerl
Rua Santa Cecília
Rua Amauri Lange Silvério
Rua São Salvador

15h45 – Ópera de Arame
Rua João Gava

15h50 – Rua Mateus Leme
Rua João Guariza
Avenida Anita Garibaldi
Rua Manoel Eufrásio

16h20 – Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes

16h30 – Centro Cívico
Avenida Cândido de Abreu
Rua Barão de Antonina
Rua Luiz Leão
Rua XV de Novembro

16h44 – Praça Santos Andrade

Voltar ao topo