Tiradentes homenageado em Curitiba

Mais uma vez o dia 21 de abril foi de homenagens a Tiradentes, em Curitiba. Na praça, que leva o nome do herói, coroas de flores foram colocadas aos pés da imagem de bronze. Na solenidade, os militares desfilaram ao som da banda da Academia Militar do Guatupe. Apesar das lembranças de ontem terem sido bem feitas, o público poderia ter sido maior.

Como lembra o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, Nemésio Xavier de França Filho, um dos juramentos que os policias prestam é de defender a sociedade, nem que para isso tenham que dar a vida. ?Por isso, o importante desta data é lembrar de Tiradentes, que deu a vida pelo povo brasileiro e também dos policiais que morreram no cumprimento do dever?, comenta.

O aposentado Henry Braga, 86 anos, acompanha as homenagens todos os anos. Segundo ele, há alguns anos o público que assistia à solenidade era maior e mais vibrante. ?Tenho visto que caiu muito a participação da comunidade, quando este deveria ser um dever cívico de todos?, comenta o senhor. Rose Fernandes dos Santos, 62, passava pela praça e resolveu ficar para assistir à cerimônia. Ela também reclamou da falta de público. ?Acho que todos deveriam vir. Parece que hoje, principalmente os jovens, não dão tanta importância para o passado?, diz ela.

Voltar ao topo