Tevê pública reestrutura jornalismo

A partir de amanhã, a palavra de ordem do jornalismo da Paraná Educativa é aproximar, cada vez mais, os cidadãos dos meios de comunicação. Todas as reportagens serão produzidas dentro da linha da prestação de serviço, apresentando a pluralidade social. Nesta nova etapa estréiam o Jornal da Educativa Primeira Edição ? de segunda a sexta-feira, com inicio às 12h ? e o programa de entrevistas Com a Palavra, apresentado às 19h. Já o Jornal da Educativa Segunda Edição muda de horário: será transmitido às 21h30, de segunda a sexta-feira.

“As equipes de jornalismo da rádio e da tevê agora passam a trabalhar de forma integrada, possibilitando uma maior agilidade na transmissão da informação”, explica o diretor de jornalismo, Dary Júnior. Segundo ele, os telejornais e o novo programa de entrevistas serão interativos. “Com essas mudanças estamos assegurando aos espectadores o direito de serem geradores e receptores da informação”, garante.

O Primeira Edição será ancorado por Rodrigo Leite e Tassy Santiago. O formato do novo noticiário demonstra o caráter de prestação de serviço que será adotado. Foram elaborados quadros fixos com cinco variações: defesa do consumidor e do cidadão; educação e tecnologia; emprego e capacitação profissional; saúde; e economia popular. Além disso, será criado o quadro Vida Real, um espaço para que as pessoas comuns contem suas histórias.

O Segunda Edição, ancorado por Fábio Soruco, será mais analítico. “A exibição do Jornal da Educativa depois dos telejornais das outras emissoras possibilita que sejam feitas análises mais profundas das principais notícias do dia”, afirma Dary Júnior. A tendência é a elaboração de reportagens mais extensas e abrangentes, com a criação de um espaço para debater os principais assuntos apresentados.

Nesta nova etapa a interatividade com o público é uma das principais metas da Paraná Educativa. “A participação do público ainda é muito tímida, mas vamos estimular diariamente os telespectadores para que eles contribuam, de forma significativa, com nossos programas”, afirma Dary Júnior. O dia-a-dia do governo será mostrado em programetes específicos, fora dos telejornais, como O Governo Hoje.

O programa Com a Palavra foi elaborado com base nessa integração. A apresentação será ao vivo, possibilitando que o público contribua e elucide suas dúvidas com os entrevistados. Será feito um revezamento entre os entrevistadores. Fábio Soruco trabalhará com os fatos polêmicos que influenciam a vida das pessoas. Rodrigo Leite entrevistará pessoas que fomentam a cidadania. Rosi Guilhem abordará questões gerais da sociedade. Luciana Pombo, política e economia, e Dary Júnior, cultura.

Informação até nos intervalos

Os intervalos da Paraná Educativa moldaram-se à filosofia de trabalho da nova direção, voltada à educação e à promoção da cidadania. Atualmente são oito interprogramas que ocupam os espaços da programação e são exibidos, em média, durante 1 hora e 40 minutos por dia. Os pequenos programas foram elaborados para entreter e informar os telespectadores nos intervalos, já que a Paraná Educativa não pode apresentar comerciais.

“Nosso compromisso vai além de simplesmente transmitir informação, queremos que o público interaja conosco. Os intervalos que criamos buscam isso, prestar serviços à comunidade para que o público seja agente de transformação da sociedade”, explica a diretora da Paraná Educativa, Lu Rufalco. Para isso são exibidos interprogramas como o Serviços, As Faces da Imigração no Paraná, ¡Hola! ¿Qué tal?, Intervalo, Agenda Cultural, Sons, Viajando pela Literatura e Conhecendo Nosso Idioma.

A inserção de pequenos programas segue a tendência de criar uma programação cada vez mais paranaense. Anteriormente os intervalos eram exclusivamente preenchidos com os comerciais da TV Cultura de São Paulo. Agora eles mostram informações atuais e relevantes para a comunidade local e até buscam despertar uma consciência da importância de unidade entre os povos da América do Sul, com o ¡Hola! ¿Qué tal?.

O tamanho dos interprogramas, o maior deles com dois minutos, não influencia o sucesso que eles alcançam e o interesse que despertam. Depois de ser exibido pelo Intervalo um informativo sobre a Esquadrilha da Fumaça, a Paraná Educativa foi convidada pela Força Aérea Brasileira para desenvolver um vídeo institucional. “Isso mostra o impacto que a informação desse modelo de programa tem no público”, disse Lu Rufalco.

Durante os intervalos também são divulgadas as principais ações culturais de Curitiba. Na Agenda Cultural, por exemplo, são informados os espetáculos que acontecem na capital paranaense. Já o Sons é mais específico e trata somente de música, apresentando artistas que normalmente encontram dificuldade em conseguir espaço para divulgar seus trabalhos em canais comerciais.

Como não poderia deixar de acontecer em uma tevê educativa, os programas educacionais também são prestigiados e têm seu espaço neste novo formato de intervalo. Viajando pela Literatura e Conhecendo Nosso Idioma apresentam a variedade da Língua Portuguesa, com dicas de gramática e literatura.

Quem é quem na Paraná Educativa

Dary Júnior, diretor de jornalismo ? 16 anos de profissão. Formado pela Universidade do Vale do Itajaí, com pós-graduação em comunicação audiovisual pela PUC do Paraná. Atuou na RPC, no Jornal da Band e na Folha de Londrina. Ficou conhecido por reportagens investigativas, como o escândalo do Banestado Leasing, o golpe do Telebingão e o envolvimento de policiais com o narcotráfico e crime organizado.

Luís Lomba, chefe de redação ? 12 anos de profissão. Formado pela Federal do Rio. Atuou na Folha de Londrina, Jornal do Estado, Gazeta Mercantil e Primeira Hora.

Dimitri Valle, chefe de reportagem ? 7 anos de profissão. Formado pela Universidade do Vale do Itajaí. Atuou nos jornais A Notícia, em Joinville, e Folha de Londrina, e no telejornal TJ Paraná, da TV Iguaçu.

José Roberto Martins, editor-chefe ? 9 anos de profissão. Graduou-se em jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina. Trabalhou na Rádio Tabajara de Londrina e na RPC, em Londrina e Curitiba.

Luciana Pombo, coordenadora do jornalismo das rádios ? 11 anos de profissão. Formada pela PUC. Trabalhou na Rádio Independência, Rádio Clube do Paraná, CBN, Rádio Transamérica, TV Iguaçu, TV Exclusiva, Jornal do Estado e Folha de Londrina.

Rodrigo Leite, editor e apresentador do Jornal da Educativa Primeira Edição ? 9 anos de profissão. Formado pela PUC, Rodrigo Leite trabalhou durante muito tempo com jornalismo esportivo. Atuou na Rádio Clube Paranaense, Rádio CBN, TV Independência e RPC.

Tassy Santiago, apresentadora do Jornal da Educativa Primeira Edição ? 15 anos de profissão. Formada pela Universidade Federal do Pará. Trabalhou na afiliada da Rede Globo em Santarém e Belém (PA). Foi âncora e editora no TJ Paraná, da TV Iguaçu. Tassy Santiago, em 2000, recebeu o prêmio Cidade de Curitiba, na Câmara Municipal, pelos trabalhos desenvolvidos, como a cobertura da CPI Nacional do Narcotráfico, fugas e rebeliões de presos e os debates entre os candidatos à Prefeitura da capital paranaense.

Fábio Soruco, editor e apresentador do Jornal da Educativa Segunda Edição ? 9 anos de profissão. Formado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Trabalhou na Band, CNT, TV Independência e TV Rio Sul, afiliada da Rede Globo em Resende (RJ).

Rosi Guilhen, repórter especial ? 12 anos de profissão. Jornalista formada pela Universidade Estadual de Londrina. Trabalhou na TV Iguaçu e na RPC.

AM, FM e TV trabalham integradas

A Paraná Educativa, desde o início do ano, está empenhada em reorganizar sua estrutura, melhorar a qualidade do seu sinal e possibilitar que mais pessoas tenham acesso à sua programação. Para estabelecer este novo padrão de qualidade, Berenice Mendes, presidente das rádios AM e FM e TV Paraná Educativa; Lu Rufalco, diretora da TV; Paulo Chaves, diretor das rádios; e Dary Júnior, diretor de jornalismo das rádios e TV, vêm desenvolvendo um intenso trabalho de organização e motivação, para melhorar o desempenho das equipes.

“Nossa meta é ampliar a qualidade desta emissora. Quando chegamos, centralizamos a produção e reestruturamos a grade”, explica Berenice Mendes. Segundo ela, para atingir esse objetivo estão, prioritariamente, a reconstrução da rede da tevê no Estado, a assinatura do contrato com o satélite B3 e B1, o controle da elaboração dos programas, a reformulação da identidade visual, melhorias no espaço físico e modernização dos equipamentos da rádio e tevê.

A troca de informações entre as diversas equipes e a motivação dos funcionários foi uma das primeiras conquistas alcançadas pela nova direção. “Passamos por diversas situações difíceis, como o temporal que atingiu toda a estrutura do prédio e dos estúdios, no entanto, pela sinergia, contamos com a união das pessoas e não paralisamos a programação”, orgulha-se Berenice Mendes.

Antes de a presidente da Paraná Educativa assumir, os programas locais da tevê consistiam em cerca de 10 a 15% de toda programação, o que totalizava pouco mais de uma hora diária. Além disso, a elaboração e desenvolvimento dessas produções eram realizadas por pessoas que não faziam parte do quadro de funcionários da tevê.

Agora, a TV Paraná Educativa produz internamente dois telejornais, Jornal da Educativa 1.º e 2.º edições; programas de entrevistas, Pra Seu Governo, Enfoque, Alegria de Viver, Bate Papo e Aqui entre Nós; esportivo, Esporte É Cultura; interprogramas, Serviços, As Faces da Imigração no Paraná, ¡Hola! ¿Qué tal?, Intervalo, Agenda Cultural, Sons, Viajando pela Literatura e Conhecendo Nosso Idioma; esportes de ação, Skate Session; música, Ciclojam; dança, Série Movimentos; e documentários, Especial Educativa. Isto representa, aproximadamente, oito horas diárias de programas, o que significa 40% da grade e a garantia da qualidade das produções exibidas.

A grande mudança das rádios foi a inserção de novos noticiários. “Aqui todos têm como função principal prestar serviços e contribuir para o avanço cultural da comunidade”, diz Paulo Chaves.

Voltar ao topo