Termômetros batem recorde Brasil afora

Esta semana os curitibanos enfrentaram os dois dias mais quentes do ano. Na terça-feira, os termômetros marcaram 32ºC e ontem 31ºC. Até então, o dia mais quente do ano havia sido registrado em setembro, com a temperatura chegando a 30ºC. O forte calor atinge todo o Paraná e vem contribuindo para a ocorrência de temporais em várias regiões.

As altas temperaturas, no entanto, não são privilégio apenas dos paranaenses. Na cidade de São Paulo foi registrado ontem o dia mais quente do ano. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), às 13h os termômetros marcaram 34,5ºC no medidor oficial do mirante de Santana, na zona norte da capital paulista. O antigo recorde era do dia 11 de setembro, ainda no inverno, quando os termômetros marcaram 33,9ºC.

Também no Rio o calor foi intenso. A capital fluminense beirou os 40º – novo recorde de calor na cidade. O fenônemo, aliado com o feriado do Dia do Professor, fez com que as praias cariocas lotassem ontem.

Ontem, a temperatura chegou a 38 graus na zona oeste, segundo o Climatempo. A maior temperatura deste ano, até o momento, é de 39,4 graus, que foram registrados nos dias 19 janeiro e 4 de setembro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.