Finalmente!

Terminal Metropolitano no Paraná começa a sair do papel após 30 anos de espera

Novo terminal ficará em frente ao terminal central. Foto: AEN.

A ordem de serviço para a construção do novo Terminal Metropolitano de Londrina foi assinada pelo governador Ratinho Júnior nesta quarta-feira (4/2). Com a documentação firmada, a empresa responsável terá prazo de 22 meses para a execução da obra.

O novo terminal será construído em frente ao Terminal Urbano Central, na Avenida Arcebispo Dom Geraldo Fernandes (Leste-Oeste). O complexo terá mais de 12 mil metros quadrados de área construída, ocupando um quarteirão inteiro. Uma passarela elevada, sobre a Leste-Oeste, fará a ligação entre o Terminal Metropolitano e o Terminal Urbano de Londrina. 

A construção do terminal é uma demanda da população há cerca de 30 anos. Com investimento de R$ 36,8 milhões, o espaço vai concentrar as linhas que atendem cidades da região, como Cambé, Ibiporã, Rolândia, Jataizinho, Sertanópolis, Bela Vista do Paraíso, Assaí e São Sebastião da Amoreira. 

Atualmente, o terminal ao lado atende cerca de 50 mil passageiros por dia. Com a conclusão da nova obra, a estrutura contará com 15 plataformas de embarque e desembarque, além de outras cinco áreas de espera, o que deve ampliar o fluxo entre os terminais. 

O projeto também prevê a construção de setores administrativos e operacionais, bicicletário, lanchonetes, sanitários, estruturas com acessibilidade, passarela de integração e área recreativa com playground. Parte da área será dedicada à valorização da cultura do café, reforçando a identidade histórica da região. 

Obra é de responsabilidade da Amep

O projeto e a execução são de responsabilidade da Agência de Assuntos Metropolitanos (Amep). Os trabalhos serão realizados pelo Consórcio Terminal Londrina, formado pelas empresas Penascal Engenharia e Árteno Ltda., vencedor da licitação com a melhor proposta financeira, que apresentou desconto de 14,99%.

Com a assinatura da ordem de serviço, a empresa já está autorizada a iniciar as atividades no local. A primeira etapa será a demolição da estrutura existente, seguida por serviços de terraplanagem, medições e preparação da área, até o início da construção.

Durante a solenidade, o governo estadual também anunciou um investimento de R$ 17,3 milhões para melhorias asfálticas na zona urbana de Londrina. Os recursos serão destinados por meio do programa Asfalto Novo, Vida Nova, com repasse da Secretaria das Cidades do Paraná (Secid).

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google