Estão em fase de acabamento as obras do terminal metropolitano de passageiros em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, a nova estação de ônibus estará pronta em meados de maio. “Já estamos com mais de 90% dos serviços executados, restando apenas alguns detalhes para entregarmos logo o terminal aos usuários”, anunciou.

A obra, que faz parte do Programa de Integração do Transporte (PIT), é do Governo do Estado, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedu) e de sua vinculada Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), em parceria com a prefeitura municipal que ofereceu a área do terminal.

O novo terminal, obra no valor de R$ 5 milhões, fica na Avenida das Américas com a Rua Claudino dos Santos, numa área implantada de 14 mil m². Os passageiros, cerca de 72 mil/dia, vão contar com 29 plataformas de embarque e desembarque, bem como com seis salas comerciais. A nova estação atenderá inicialmente 31 linhas de ônibus.

O Governo do Estado também está construindo os terminais de Fazenda Rio Grande (90% dos serviços realizados), Campo Largo (70% dos trabalhos executados), Contenda e Campina Grande do Sul (Angelina Caron) ambos com 35% das obras realizadas, além da reforma do terminal do Cabral, em Curitiba, com 30% dos trabalhos prontos. Todas as obras fazem parte do PIT.

“Estamos executando obras para trazer mais conforto e segurança à população”, disse Forte Netto, salientando que os novos terminais atenderão a demanda dos próximos 20 anos.