As obras que estão sendo executadas pela Prefeitura de Curitiba na Avenida Comendador Franco, no trecho conhecido como Curva do Tomate, entraram ontem na reta final.

Durante toda a manhã foi executada a concretagem da laje superior do viaduto esquerdo. Foram usados aproximadamente 105 metros cúbicos de concreto, volume equivalente a 20 caminhões do tipo betoneira.

A concretagem representa a última etapa da obra de pavimentação. É sobre o concreto que vão circular os veículos. O período chamado de cura do concreto, até que ele fique pronto para a retirada das formas, é de cerca de 28 dias.

Restarão, então, os acertos finais. Um é a concretagem do guarda-roda, proteção do passeio que será usado por pedestres. Os outros serviços referem-se à pavimentação das alças de acesso aos viadutos (cerca de 500 metros), o recape do trecho que já existia e a implantação de paisagismo, sinalização e iluminação.

O engenheiro civil Paulo Henrique Moreira, responsável pela obra, disse que as chuvas dos últimos dias atrapalharam o andamento dos trabalhos. Mas a expectativa da Secretaria Municipal de Obras Públicas é de que o viaduto seja entregue à população até 31 de dezembro.

A Avenida Comendador Franco tem tráfego intenso de veículos e, segundo cálculos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), ele deve ser ainda maior após a conclusão da obra.

Atualmente, o volume médio diário de tráfego é de 9.622 veículos, que deve aumentar para cerca de 11.546 veículos por dia. Ainda segundo o Ippuc, a obra vai beneficiar diretamente 121,5 mil habitantes.