Termina obra da Curva do Tomate

As obras que estão sendo executadas pela Prefeitura de Curitiba na Avenida Comendador Franco, no trecho conhecido como Curva do Tomate, entraram ontem na reta final.

Durante toda a manhã foi executada a concretagem da laje superior do viaduto esquerdo. Foram usados aproximadamente 105 metros cúbicos de concreto, volume equivalente a 20 caminhões do tipo betoneira.

A concretagem representa a última etapa da obra de pavimentação. É sobre o concreto que vão circular os veículos. O período chamado de cura do concreto, até que ele fique pronto para a retirada das formas, é de cerca de 28 dias.

Restarão, então, os acertos finais. Um é a concretagem do guarda-roda, proteção do passeio que será usado por pedestres. Os outros serviços referem-se à pavimentação das alças de acesso aos viadutos (cerca de 500 metros), o recape do trecho que já existia e a implantação de paisagismo, sinalização e iluminação.

O engenheiro civil Paulo Henrique Moreira, responsável pela obra, disse que as chuvas dos últimos dias atrapalharam o andamento dos trabalhos. Mas a expectativa da Secretaria Municipal de Obras Públicas é de que o viaduto seja entregue à população até 31 de dezembro.

A Avenida Comendador Franco tem tráfego intenso de veículos e, segundo cálculos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), ele deve ser ainda maior após a conclusão da obra.

Atualmente, o volume médio diário de tráfego é de 9.622 veículos, que deve aumentar para cerca de 11.546 veículos por dia. Ainda segundo o Ippuc, a obra vai beneficiar diretamente 121,5 mil habitantes.

Voltar ao topo