Termina o Ramadã, mês sagrado dos muçulmanos

Chegou ao fim ontem o Ramadã, mês sagrado da comunidade muçulmana. Desde o dia 27 de outubro, os muçulmanos que tenham passado da puberdade (meninos a partir dos 14 anos e meninas aos 9 anos) ficaram em jejum e rezas do Ramadã, e se abstiveram de comer, beber, fumar e praticar relações sexuais até o pôr-do-sol.

Além da realização das orações, a leitura do livro sagrado Alcorão é outra prática intensificada entre a comunidade durante essa época. Todas as orações são feitas em direção ao Templo de Meca, na Arábia Saudita, no Oriente Médio. Para poderem estar na posição certa no momento das orações, cada mesquita possui uma bússola especial, e que existe em todo o mundo. Essa bússola indica qual será a posição correta em relação à Meca, que é o centro de toda a devoção muçulmana.

Toda reza é realizada de joelhos, com os pés descalços, buscando a purificação plena no momento de relação com Deus. As mulheres entram com o rosto coberto nas mesquitas, de acordo com os preceitos da religião.

Jamal Oumaire, vice-presidente da Sociedade Beneficente Muçulmana de Curitiba, explica como é realizado o processo durante o mês sagrado. “É uma comemoração da oração, que se encerra com uma purificação espiritual. Propositadamente nós sentimos o que é a fome e o que é a sede, e que tanta gente passa no mundo, valorizando a benção que Deus nos dá. O sentido do mês sagrado é o aumento da devoção, daquele que é crente”, afirma.

Em Curitiba, de acordo com Jamal, existem cerca de 5 mil famílias muçulmanas que freqüentam a mesquita. “A participação da comunidade muçulmana em Curitiba durante o mês sagrado foi grande, não fazendo parte dos dois maiores centros de comunidade muçulmana no Brasil: São Paulo e Foz do Iguaçu”, explica.

No fim do Ramadã, ou seja, desde ontem, está sendo realizado o Zakat al Fitr, que significa o pagamento de um tributo. Esse tributo é o pagamento de 3 kg de alimento não-perecível que posteriormente, serão doados à famílias carentes. Os líderes religiosos de cada mesquita recolhem os donativos arrecadados, para depois serem repassados. Em todo o mundo, a religião muçulmana conta com aproximadamente 1,3 bilhão de adeptos. “O número de pessoas que se convertem para a religião muçulmana é grande e está aumentando. Não somente aqueles que tem um contato com a cultura muçulmana, mas também pessoas que se interessam pela cultura e pela religião está crescendo. Hoje, os muçulmanos são 25% do planeta”, diz.

Voltar ao topo