O presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), Anderson Teixeira, afirmou que os motoristas e cobradores da Auto Viação Mercês, que entraram em greve na madrugada deste sábado (21) por falta de pagamento do 13º salário voltaram ao trabalho no início da tarde.

continua após a publicidade

“Nós conversamos com os companheiros da Auto Viação Mercês e eles decidiram normalizar a operação, mas o indicativo de greve está mantido e na madrugada de segunda-feira (23) reuniremos toda a categoria para decidir se entraremos ou não em greve”, disse Teixeira.

O presidente do Sindimoc afirmou ainda que durante todo o ano de 2013 várias empresas atrasaram o pagamento dos salários, dos adiantamentos e de benefícios como o vale-transporte e isto gerou grande desgaste entre motoristas e cobradores.

A respeito do não pagamento do 13º salários aos funcionários da Auto Viação Mercês, Teixeira disse que ocorreu uma reunião envolvendo o Sindimoc e representantes do Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp), que garantiram que pagariam o 13º salário.

continua após a publicidade

“A alegação é que o consórcio do transporte coletivo não repassou o dinheiro devido às empresas e a Auto Viação Mercês não teve como pagar o 13º, o que obviamente não concordamos”, finalizou o presidente do Sindimoc.

Falta de ônibus

continua após a publicidade

Um funcionário da Auto Viação Mercês que não quis se identificar afirmo que mesmo depois de os trabalhadores decidirem encerrar a greve, muitos deles se negaram a trabalhar e oito carros permaneceram na garagem da empresa, na tarde deste sábado, por falta de motoristas e cobradores.

Segundo o funcionário, somente a partir da noite de hoje é que a escala de ônibus da empresa estará operando em sua totalidade, mas ele confirmou que o pagamento do 13º ainda não foi feito. “Estamos chateados e na esperança de receber o quanto antes”.

Patrões em férias

A reportagem do Paraná Online ligou para o Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp), mas o segurança que atendeu a ligação disse que o atendimento só será retomado a partir do dia 06 de janeiro de 2014.