Terceiro final de semana sem rodízio

As mais de 12 horas de chuvas que caíram sobre grande parte do Estado desde a madrugada de ontem fizeram com que a Sanepar decidisse suspender o rodízio no abastecimento de água na Grande Curitiba até domingo e aumentaram as chances de, em breve, o racionamento ser definitivamente cancelado. O racionamento está suspenso desde o último dia 16. Assim, os bairros e municípios da Região Metropolitana de Curitiba que, pelo mapeamento feito pela Sanepar, teriam o fornecimento cortado entre hoje e segunda-feira serão abastecidos normalmente.

No período das 4 horas ao meio-dia de ontem, o sistema de medição de chuva da Sanepar, localizado na Serra do Mar, registrou precipitação de 13,7 milímetros. Embora ainda não seja um volume significativo, a Sanepar comunicou que esta chuva já está permitindo abastecer simultaneamente todas as pessoas somente com a água dos rios que desaguam no canal extravasor. As cavas, as barragens particulares e as barragens da Sanepar continuam fechadas para acumular a água da chuva.

O meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar, Lisandro Jacobsen, informou que, na estação do Simepar, no Centro Politécnico, foi registrada uma precipitação de 14mm, mas que em alguns pontos da cidade chegou-se ao volume de 22mm. ?Foi uma chuva boa (para amenizar o racionamento) pela constância. É melhor uma chuva moderada de 12 horas do que uma hora de pancada forte?, explicou.

Desde que começou a chover, no dia 15 de setembro, o nível das barragens apresenta sinais gradativos de recuperação. Enquanto naquela data o volume disponível de água nas duas barragens era de 28%, hoje está em 35,5% da capacidade total. ?Na segunda-feira faremos nova avaliação para verificar se o rodízio pode continuar suspenso ou não?, adianta o gerente da Sanepar para Curitiba e Região Metropolitana, Antonio Carlos Gerardi, informando que desde o início do racionamento a Sanepar faz avaliações diárias sobre a situação do abastecimento.

Apesar de não haver ainda uma data prevista, a empresa garante que, assim que as informações de consumo, volume de água acumulado nos rios e nas barragens e a previsão de novas chuvas garantirem o abastecimento de 100% da população de Curitiba e Região Metropolitana, o racionamento será cancelado.

A previsão do Simepar é que a chuva prossiga até a manhã de hoje, com o sol podendo aparecer à tarde. Para amanhã e segunda-feira, a previsão é de tempo fechado com possibilidade de chuvas fracas.

Obras

Nesta segunda-feira, a Sanepar vai realizar serviço de melhorias na rede que abastece o bairro Uberaba, em Curitiba, com o objetivo de interligar os anéis no sistema Iguaçu. Por conta disso, 5.300 pessoas podem ficar sem água, caso não tenham reservatório domiciliar. O serviço tem início às 8h30 e a normalização do abastecimento está prevista para as 13h.

Voltar ao topo