Terceira idade também investe no mundo da moda

O sonho de se tornar modelo e manequim não é só de adolescentes e pré-adolescentes. Senhoras com mais de quarenta anos de idade, bonitas e de bem com a vida, também querem espaço no concorrido mundo das celebridades. Em Curitiba, um grupo de 15 senhoras está bem próximo da concretização do sonho. Ontem elas se formaram na 14.ª Turma de Manequins e Modelos do Senac, dentro do programa “Maturidade e Qualidade de Vida.”

“Ainda não tive tempo de ver como está o mercado de trabalho, mas a minha idéia é não parar. Gostei de desfilar, ser fotografada”, conta a empresária Helena Monteiro, 56, uma das formandas. Para ela, as expectativas são bastante positivas. “Estão percebendo que a terceira idade é a que mais consome, que também quer estar na moda.”

Para a enfermeira aposentada Luzia Mayer, 54, o principal do curso foi o resgate da auto-estima. “O mercado é meio cruel com quem tem mais de 30 anos”, acredita. Em três meses de curso, Luzia conta que aprendeu como caminhar, como manter a postura, dicas de etiqueta.

“Meu sonho é trabalhar na área de publicidade, propaganda, desfilar. Gostei muito disso tudo”, revela Dóris Buffara, 50. “Nunca achei que fosse capaz de tudo isso”, diz orgulhosa.

Para a estilista de moda e empresária Marli Vogel, 40 anos – idade mínima para participar do curso -, as expectativas também são grandes. “Meu trabalho já é ligado à moda há um bom tempo. Acho que o curso irá ajudar a mim mesma e à empresa”, acredita. Para Marli, o mercado está começando a reconhecer que as mães das adolescentes, das modelos, também consomem e principalmente: são elas que pagam as contas.

As alunas tiveram aulas de história da moda, cabelo e maquiagem, etiqueta social e profissional, expressão corporal e verbal, postura e técnica para fotografia e vídeo, entre outras. (Lyrian Saiki)

Voltar ao topo