Teólogo abre Congresso de Educação em Curitiba

Começou ontem e prossegue até sexta-feira, em Curitiba, o 1.º Congresso de Educação do Colégio Nossa Senhora de Sion (Colégio Sion). O teólogo João Batista Libanio falou sobre a educação e a arte de formar-se. Para ele, os professores deveriam se preocupar mais em desenvolver hábitos de pesquisa nos alunos.

Libanio defende que a educação seja firmada em quatro pilares: aprender a pensar, a fazer, a conviver e a ser. Mas a escola no Brasil ainda caminha ensinado os alunos a repetir técnicas e modelos prontos. Porém ele avalia que já existe muita coisa sendo feita para mudar este quadro e espera que agora, no governo Lula, a educação dê um salto de qualidade. “O mais importante não é conhecer, mas aprender a conhecer”, ressalta.

Hoje é a vez do psicólogo, educador e lingüista francês Germain Fajardo, que vai falar sobre a pedagogia Ramain. O modelo adotado pela escola procura trabalhar as crianças em grupo. Assim, elas aprendem a se relacionar e se desenvolvem convivendo com os outros. Amanhã, o engenheiro e rabino Nílton Bonder vai falar sobre relacionamento. Ele é autor de diversos livros como A Cabala da Inveja e O Segredo Judaico de Resolução dos Problemas.

Participaram no primeiro dia do congresso cerca de trezentos professores de Curitiba, São Paulo, Rio, Belo Horizonte e Salvador. Quem quiser ainda pode se inscrever para as palestras que estão sendo realizadas no Auditório Paulo Autran, no Shopping Novo Batel. Informações: (41) 233-6165.

Voltar ao topo