No final da tarde desta terça-feira (20), equipes da Prefeitura de Tibagi iniciaram os trabalhos para a retirada de centenas de árvores que foram derrubadas em virtude das fortes chuvas acompanhadas de rajadas de vento que atingiram o município. O temporal que durou menos de uma hora deixou 42 casas destelhadas e um cenário assustador pelas ruas da cidade. Equipes da Defesa Civil também realizaram os primeiros atendimentos com o socorro de lonas plásticas e já na manhã desta quarta-feira (21) foi iniciada a entrega de telhas para as famílias mais necessitadas.

continua após a publicidade

Os bairros mais atingidos foram Vila São José, Vila Santo Antônio, 18 de Março, Nequinho e Capivari, além de casas e vários estabelecimentos comerciais na área central. Entre os prédios públicos que tiveram danificações estão a Rodoviária Municipal, Centro de Educação Infantil e Centro de Transmissões de Sinais de Tv na Vila São José e prédio dos Bombeiros Comunitários. Com a queda de árvores, bairros tiveram interrupções nos fornecimentos de energia elétrica e água.

Os bairros mais atingidos foram Vila São José, Vila Santo Antônio, 18 de Março, Nequinho e Capivari. Foto: Divulgação.

Os cidadãos que tiveram prejuízos a suas casas e necessitam de auxílio estão sendo atendidos pela Prefeitura desde a noite de ontem, na secretaria de Urbanismo e Obras Públicas, localizada na Avenida Manoel das Dores. De maneira emergencial, foram distribuídas lonas para a cobertura das casas destelhadas, assim como telhas para o conserto de coberturas. Estima-se que mais de 200 árvores foram danificadas, muitas delas árvores centenárias arrancadas pela raiz. Equipes da prefeitura estão realizando o trabalho de corte e limpeza nas ruas.

A prefeita Angela Mercer de Mello ressalta que o município detém um plano de contingência, em que na ocorrência de desastres, vários setores da prefeitura se reúnem para atender as demandas. “Ontem, após o acontecido, rapidamente nossas equipes estavam nas ruas para prestar os primeiros atendimentos às famílias. Toda a Prefeitura está empenhada para atender as necessidades causadas pelas chuvas. O Provopar está atendendo com a doação de roupas e colchões e a secretaria de Assistência Social iniciou a entrega de eternites para as casas mais atingidas”, pontua.

Foto: Divulgação.
continua após a publicidade

Maria Isabel do Valle Gomes, secretária titular da pasta, explica que as empresas responsáveis pela entrega de materiais licitados tiveram seus produtos esgotados. “Todo o estoque de telhas e pregos foram adquiridos, mas não foi suficiente para atender todos os pedidos registrados na secretaria. Grande parte da Vila São José e Vila Santo Antônio já foram atendidas e continuaremos o atendimento conforme a chegada dos materiais”, pontua. Demais famílias que foram atingidas e ainda não registraram as ocorrências podem procurar diretamente na sede do Cras da Vila São José ou na sede da Secretaria de Assistência Social.

O secretário municipal de Administração e diretor de Operações da Comissão de Defesa Civil de Tibagi, Luiz Augusto Ciola, adianta que logo na manhã desta terça-feira foi encaminhado o relatório para a Defesa Civil do Paraná. “A Ficha de Desastres foi encaminhada com as fotos comprovando a gravidade dos incidentes no município. Importante frisar que os danos foram apenas materiais e não houve desalojados ou desabrigados”, informa.

continua após a publicidade

2014

Em s,etembro de 2014, a prefeitura decretou situação de emergência em toda área do município de Tibagi que, segundo dados oficiais, afetaram 3.800 pessoas. Através do documento foi reconhecida a existência de estado de emergência por decorrência das fortes chuvas de granizo e torrenciais acompanhadas com um devastador vendaval que provocou muitos danos e prejuízos ocasionando destelhamento, inundações e destruição.

Foto: Divulgação.