Temporal alaga Curitiba e Região Metropolitana

A chuva de ontem castigou várias localidades de Curitiba e Região Metropolitana. O Rio Guaraituba, em Colombo, transbordou e invadiu mais de meio metro cerca de 1500 casas em Colombo. Os moradores tentaram salvar os móveis, mas muitos ficaram imersos na água. Revoltados com o descaso da Prefeitura e de vereadores que prometeram resolver o problema, fecharam a Estrada da Ribeira e ameaçaram destruir a ponte em protesto aos constantes alagamentos sofridos no município.

A moradora Siliane Pereira da Silva, de 19 anos, estava apavorada com o perigo de doenças e afogamentos por causa das enchentes. “Temos crianças correndo riscos aqui”, explicou ela. Em Colombo, além do bairro do Guaraituba, a Vila Zumbi dos Palmares também foi atingida.

Em Pinhais, estima-se que 900 famílias tiveram suas moradias danificadas. Os bairros mais atingidas foram Jardim Cláudia, Vila União, Vila Demeterco e Vila Perneta.

Curitiba

Em Curitiba, cerca de duzentas famílias tiveram que deixar suas casas no fim da tarde de ontem por causa das fortes chuvas que atingiram a região do Atuba, Tarumã e Bairro Alto. Os bairros fazem parte da administração regional do Boa Vista. Uma das áreas mais atingidas foi a Vila Esperança, no Atuba, onde cerca de 100 famílias que moram numa área de invasão tiveram que deixar as casas por causa do alagamento.

Para atender às vítimas da chuva, a Prefeitura providenciou colchões e alimentos na Escola Municipal Anísio Teixeira. Outras cinqüenta famílias do bairro Tarumã foram abrigadas na Escola Madre Antônia. Já no Bairro Alto, na região da Vilinha, mais 50 famílias tiveram que deixar as casas e foram abrigadas na Escola Curitiba 300 anos.

Outro bairros atingidos na capital foram o Boqueirão, Bairro Alto, Uberaba, Vila Osternack e Capão da Imbuia.

Bombeiros

De acordo com o Corpo de Bombeiros, 37 homens da corporação e dez da Polícia Militar trabalharam na operação. Foram utilizados cinco barcos infláveis, dois de alumínio, além de diversos materiais de salvamento. Até às 17h30, 31 ocorrências foram atendidas.

Os desabrigados foram levados para o salão da Igreja São Paulo da Cruz, no bairro Guaraituba, e Escola do Jardim Mauá, em Colombo, além do Colégio Estadual Cecília Meireles no Bairro Alto. Nem a Defesa Civil nem o Corpo de Bombeiros tinha o número de desabrigados.

Segundo o Simepar, choveu em duas horas na cidade o equivalente a 12 dias deste período em anos anteriores. A previsão do Simepar é que a intensidade da chuva diminua, embora continue no final de semana.

Voltar ao topo