O câncer de pele é o tipo de maior incidência em seres humanos. O número de casos ultrapassa 25% do total de ocorrências da doença registradas pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). “As estatísticas chegam a subestimar a incidência real, já que muitos casos não são registrados”, avisa o médico membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Roberto Tarlé.

continua após a publicidade

Segundo o dermatologista, o carcinoma basocelular é o tipo mais frequente de câncer de pele e ocorre principalmente na face, principalmente no nariz. “Mais de 40% dos casos de carcinoma nasocelular ocorrem no nariz. É importante que ele seja diagnosticado e tratado quando ainda está pequeno porque ele pode crescer e invadir outras estruturas importantes, como nervo, cartilagem ou até mesmo a estrutura óssea”, explica.

Outro tipo de câncer de pele bastante comum é o melanoma, que é uma lesão pigmentada e mais escura. Neste caso, o dermatologista dá a dica “ABCD”, que é um sinal de alerta para o paciente buscar um médico para esclarecer o que é essa lesão. “A de assimetria, B de bordas irregulares, C de coloração variada e D de diâmetro maior que seis milímetros. Para os outros tipos de câncer não existem critérios tão claros, mas é sempre bom avaliar qualquer sangramento, feridas com crosta ou aquelas que crescem de maneira irregular”, orienta.

Cuidados

continua após a publicidade

As campanhas preventivas se intensificam no verão por causa do grande número de pessoas expostas ao sol em praias, piscinas ou durante a prática de esportes ao ar livre, mas o médico alerta que é necessário manter os mesmos cuidados no inverno e em dias nublados. O câncer de pele pode ocorrer também no couro cabeludo e partes menos expostas do corpo, inclusive aquelas áreas que nunca são expostas ao sol.

Quem tem pele clara, olhos claros e histórico de exposição solar excessiva como trabalhadores do campo ou da construção civil deve redobrar os cuidados, tomar sol nos horários recomendados entre 10h e 15h e utilizar diariamente o protetor solar, roupas e chapéus ou bonés.

continua após a publicidade