Tempo ocioso pode ser preenchido com boa ação

Gestos de cidadania, desenvolvimento social e solidariedade marcam hoje o dia internacional do voluntário. Nos últimos anos, a atividade ganhou maior relevância devido à conscientização da sociedade em torno de problemas como saúde, educação e transporte.

Em Curitiba, um exemplo de solidariedade é a dona de casa Marli de Souza Machado, que há quinze anos trabalha voluntariamente no Asilo São Vicente de Paula. “A carência de material humano é muito grande na sociedade. Tem muita gente precisando de ajuda. Todos nós temos um tempo ocioso”, afirma Marli.

Atualmente existem várias formas de realizar um trabalho voluntário. No colégio Emílio de Menezes, no Capão Raso, por exemplo, há três anos tem o projeto Amigos da Escola, onde pais e alunos ajudam no trabalho administrativo, de manutenção e até mesmo pedagógico da escola. Segundo o diretor do colégio, Alcides José Carvalho, antes do projeto, a escola sofria com o vandalismo. Hoje com a conscientização e valorização, o índice de vandalismo sofreu uma queda significativa. “A participação dos pais no projeto foi essencial para bom resultado. Cerca de 400 famílias fazem parte do programa de voluntariado”, afirma Carvalho.

Outro exemplo de voluntariado é o trabalho da Rede Feminina de Combate ao Câncer, criada em 1954, com o objetivo de dar apoio ao Hospital Erasto Gaetner. A entidade tem cerca de 300 voluntários, que atuam em 18 setores do hospital, alguns em contato direto com o paciente. Segundo a coordenadora do setor de voluntariado da instituição, Juliana Hossmann, o hospital depende totalmente do trabalho voluntário. “Para ajudar não é necessário fazer curso nenhum, basta ter vontade”, diz Juliana. 

Serviço: Mais informações sobre o voluntariado pode ser obtido através de sites como o www.portaldovoluntario.org.br e

www.voluntario.com.br.

Voltar ao topo