Tempo bom lota praias paranaenses

Estradas movimentadas e praias lotadas. Esse foi o cenário do sábado de Carnaval no litoral paranaense. Muitas pessoas desceram ontem pela manhã. Assim que chegaram, os destinos preferidos foram as areias e o mar. Perto do meio-dia, as praias de Guaratuba e Caiobá estavam lotadas, para a felicidade do comércio e dos ambulantes locais. O Carnaval é o último período da temporada de verão para conseguir um bom lucro.

?Espero vender bastante. Pelo que senti, o pessoal está disposto a gastar?, comenta Jairo Mateus, ambulante que vende cangas e roupas de praia. Líbio Ribeiro Rodrigues, vendedor de água de coco e bebidas, não estava tão animado assim. A grande concorrência na areia não agradou o comerciante. ?Tem muito vendedor na praia. Mas ainda tenho esperanças que o Carnaval renda bastante para a gente. A temporada de verão não foi boa?, comenta.

Para os foliões, a única missão durante o Carnaval é se divertir. Os amigos Alexandre Favero, Rudinei Robato, Adalberto Arnold e Rafael Pedrotti saíram da cidade de Guaraí, no Rio Grande do Sul, e desembarcaram em Caiobá. Foram 10 horas de viagem. ?Parentes estavam com a casa aqui desocupada e resolvemos vir. Chegamos na quarta-feira e o movimento está melhorando agora?, afirma Alexandre. O grupo quer aproveitar o Carnaval da melhor maneira. Por isso, vão para a rua acompanhar os trios elétricos. ?Foi por isso que viemos para cá?, revelam.

Andar atrás do trio elétrico também é o objetivo da dona de casa Anita Trintin. Ela já está há oito dias em Caiobá, mas a viagem vai ficar completa depois do Carnaval na rua. ?Vai estar bem agitado e isso é muito bom. Já tem bastante gente na praia e, de noite, o movimento também será grande?, acredita. Para comemorar o bom tempo que fez ontem no litoral, Anita foi logo cedo para a praia.

Denise Neves, turista vinda de Cascavel, chegou ontem pela manhã em Guaratuba, após 10 horas de viagem em estradas movimentadas. Apesar do cansaço, a primeira providência de Denise no litoral foi colocar o biquíni e ir para a praia. ?Está muito bom e espero aproveitar demais. Também quero descansar um pouco. Eu e meus amigos vamos ficar até quarta-feira?, aponta.

O autônomo Ronaldo Maciel, morador da cidade de Sapopema, Norte do Paraná, chegou em Guaratuba depois de enfrentar a estrada por sete horas. Ele veio junto com a família e permanece até terça-feira à noite no litoral. ?Vamos tentar aproveitar da melhor forma possível. Ainda bem que está sol e calor. Assim a gente se diverte mais?, avalia.

A grande quantidade de foliões já mudou a rotina das cidades litorâneas. No final da manhã de ontem, já era grande a movimentação no comércio local. O tráfego estava congestionado e confuso nas ruas e avenidas próximas às praias.

Voltar ao topo