Tecpar tem mais um laboratório credenciado

Mais um laboratório do Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná) é credenciado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). Desta vez, o Laboratório de Força, que passa a integrar a Rede Brasileira de Calibração (RBC) para calibração de torquímetros.

O credenciamento irá beneficiar montadoras, fornecedoras e outras indústrias da área metalmecânica, que têm a necessidade de garantir a confiabilidade dos resultados obtidos com instrumentos de medição do torque de aperto de parafusos.

Também poderá atender uma demanda por serviços de calibração ofertados por laboratórios credenciados. Com o novo serviço prestado pelo Tecpar, não haverá a necessidade de as indústrias paranaenses buscarem os serviços em outros Estados, permitindo maior agilidade no processo e mais rapidez nos resultados.

O Tecpar atua como pólo de referência metrológica para as empresas, ofertando serviços de calibração e o suporte tecnológico à comunidade empresarial, através de assessoria e treinamentos. Conforme pesquisa recente elaborada pelo instituto, 72% das indústrias consultadas mantêm um sistema de calibração. No entanto, 80% delas executam este serviço fora do Paraná devido a ausência de laboratórios credenciados no Estado.

O credenciamento do Laboratório de Força do Tecpar deve proporcionar um aumento na demanda de serviços prestados pelo instituto. A rastreabilidade metrológica de instrumentos que afetam a qualidade do produto ou serviços, através de calibrações periódicas, é cada vez mais exigida. Isso tendo em vista a implantação de sistemas da qualidade e a certificação nas empresas pelas normas técnicas da família ISO-9000, que torna compulsória a calibração dos instrumentos.

Voltar ao topo