Técnicos do IAP estudam impacto de óleo sobre rios

Técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) estão analisando a água dos rios da Serra e Pinto, atingidos anteontem por 37 mil litros de óleo vegetal. O produto vazou de um caminhão carregado com 40 mil litros, que tombou no quilômetro 44 da BR-277. O laudo sobre o acidente deve ficar pronto em dez dias. “Apenas a partir do laudo é possível avaliar os prejuízos ambientais e determinar o valor da multa aos responsáveis”, informa o IAP.

Apesar dos trabalhos de contenção realizados por técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), grande parte do produto atingiu o Rio da Serra, afluente do Rio Pinto.

Segundo o IAP, o produto não é considerado perigoso. Porém, em contato com recursos hídricos, pode dificultar a respiração de peixes e plantas, levando-os à morte por falta de oxigênio. “O óleo vegetal não é tóxico, mas também pode trazer algum prejuízo à captação de água da região”, diz o engenheiro João Carlos Rompkoski, do IAP.

As responsabilidades sobre o acidente também estão sendo analisadas. O transporte do óleo estava sendo feito pela JJM Transportes Rodoviários, de Ponta Grossa. O produto estava sendo levado para o Porto de Paranaguá. Segundo testemunhas, o motorista do caminhão, Cristian de Oliveira, 27, estava em alta velocidade e perdeu o controle do veículo. Ele sofreu apenas ferimentos leves.

Voltar ao topo