Tá dominado!

Taxistas estão sendo treinados para receber turistas na Copa

Durante os últimos meses, dois mil taxistas de Curitiba passaram por um treinamento completo para receber estrangeiros durante a Copa do Mundo. Por meio do projeto “Taxista Amigo do Turista”, da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, eles receberam três cartilhas com informações turísticas sobre a cidade, noções de inglês e dicas de como se comunicar com as pessoas de diferentes países.

“As cartilhas ensinam o taxista a fazer sinais que o turista vai entender, além de mostrar os melhores lugares da cidade para indicar”, explica Evandro Murilo Schroeder, presidente da Associação Rádio Táxi Faixa Vermelha. Além dos livretos, os taxistas também receberam um CD, com uma hora de duração, reproduzindo em áudio as informações.

Os materiais foram produzidos para garantir que nenhum turista passe por dificuldades na hora de se deslocar pela cidade. “Os taxistas estão preparados para dar todas as informações e vão circular pelos locais próximos ao estádio Arena, onde haverá a maior concentração de estrangeiros”, afirma a vice-prefeita e secretária municipal do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves.

Ao todo, 600 táxis circulam pela cidade com o adesivo do projeto no vidro da frente, do lado do motorista. O selo é de fácil identificação e vem com os dizeres “Taxista Amigo do Turista” e a imagem de um boneco com uma máquina fotográfica em mãos.

“Dá para a gente entender bem o que o turista fala com todo esse material. Temos que recebê-los bem, de uma forma educada, para que eles gostem da cidade e queiram voltar”, conta o taxista Itamar Fernando Nogueira, há 19 anos “na praça”. Ele vai ficar na região do estádio da Arena, para facilitar a vida dos turistas. Essa orientação foi dada pela Urbs, que indicou para os taxistas um ponto na esquina das ruas Nunes Machado e Brasílio Itiberê.