Reajuste

Táxis começam a operar com bandeira dois o dia todo

A partir de amanhã, os táxis de Curitiba começam a operar com bandeira dois 24 horas por dia, até o dia 5 de janeiro. De acordo com o Sindicato dos Taxistas, o reajuste deve ficar em torno de 18% para os passageiros.

“O consumidor costuma achar que a bandeira dois dobra a corrida, o que não é verdade. Pela tarifa do ano passado, o aumento estava em 23%”, ressalta o presidente do sindicato, Pedro Chalus.

No entanto, ainda existem dúvidas, segundo Chalus, se todas as centrais de radiotáxi vão adotar a bandeira dois, por causa da concorrência. “Algumas centrais coíbem o motorista de utilizar a bandeira dois e continuam sem cobrar a tarifa”, acusa.

Taxista há oito anos, Samuel Batista de Oliveira defende a cobrança da bandeira dois nessa época do ano. “O custo de manutenção do veículo aumentou e o faturamento encolheu nos últimos anos. A bandeira dois é um direito adquirido”, defende.

Motoristas autônomos podem utilizar a bandeira dois das 20h às 6h fora do período de fim de ano, mas as centrais de radiotáxi costumam operar o dia todo com bandeira um.

Anderson Tozato
“O consumidor costuma achar que  a bandeira dois dobra a corrida, o que não é verdade.  ano passado, o aumento estava em 23%.” Pedro Chalus, presidente do Sindicato dos Taxistas de Curitiba.

GPS

Outra novidade prevista para os passageiros de táxis nos primeiros meses de 2009 é a implantação de um sistema integrado de GPS, que permitiria fazer a localização do destino no menor percurso e, com o tempo aproximado até o local, estimar o valor da corrida. Outra facilidade seria a detecção imediata do veículo mais próximo do local em que o táxi foi chamado, sem precisar passar pelo operador.

O Sindicato dos Taxistas estuda a possibilidade de implantar um sistema que funcionaria via telemensagem, a partir do qual seria possível começar a colocar os aparelhos de GPS.

Paralelamente, algumas centrais já estão em fase de teste com alguns aparelhos de GPS e outros motoristas autônomos implantaram o aparelho por conta. O equipamento, de acordo com Chalus, custa de R$ 1 mil a R$ 1,2 mil.