A simples visão de uma nuvem negra no céu faz com que moradores da Rua Bela Vista do Paraíso, no bairro Tatuquara, em Curitiba, fiquem assustados. É que basta uma chuva um pouco mais forte para que muitas casas do local alaguem.
O problema, segundo a população, ocorre devido ao sistema de manilhamento da região, que se encontra entupido em diversos pontos e não dá conta do escoamento de toda água. "Já foi reclamado para a Prefeitura, mas nada foi feito. Ainda estamos aguardando uma resposta", comenta a comerciante Marinêz Garratini.
Moradora da rua há apenas oito meses, a comerciante diz que já perdeu a conta de quantas vezes a lavanderia de sua casa ficou alagada. "Graças a Deus geralmente é só a minha lavanderia que alaga, pois nas casas de meus vizinhos inunda tudo", afirma. "Pagamos IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e queremos que nos seja dada uma solução", completou.
Depois de perder móveis, roupas e colchões diversas vezes, a dona de casa Fátima Isabel de Oliveira dos Santos, que mora há 13 anos na Bela Vista do Paraíso, demoliu sua casa original e construiu outra com pilares mais altos.
Agora, é só o terreno que alaga, mas mesmo assim ela se incomoda. "Quando chove, não consigo colocar o pé para fora de casa. Porém, acabo tendo que dar um jeito de sair para socorrer os vizinhos, cujas residências ficam com água na altura do joelho. É uma calamidade total. Ninguém agüenta mais isso", reclama.
No terreno da cabeleireira Maria Lúcia Machado de Lima, uma chuva forte que caiu no último mês de novembro resultou na abertura de uma valeta nas proximidades de um muro.
Esta foi a segunda vez que o terreno afundou. "A primeira foi durante uma chuva forte que caiu no último mês de setembro. Então, gastei quase R$ 1.000,00 para consertar e dois meses depois veio uma nova chuva e a valeta reapareceu, ameaçando o muro de minha casa", diz.
Prefeitura
A Prefeitura, ao contrário do que foi dito pelos moradores, informa, através de sua assessoria de imprensa, que não há registro de solicitação de obras na Rua Bela Vista do Paraíso.
Entretanto, devido às queixas feitas à reportagem de O Estado, será realizada uma vistoria no local ainda esta semana.
Em qualquer região da cidade, solicitações de obras à prefeitura podem ser realizadas através do número 156 ou diretamente nas administrações regionais.


