enkontra.com
Fechar busca

Paraná

Atenção!!

Surto de impetigo, doença altamente contagiosa, suspende atividades de Cmei no Paraná

A cidade, que tem cerca de 5 mil habitantes, passa agora por um mutirão que orienta as famílias sobre as formas de contágio

  • Por Maria Luiza Piccoli
Foto: Reprodução.

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria Vila de Carvalho, no município de Marumbi, localizado a aproximadamente 400 quilômetros de Curitiba, suspendeu as atividades essa semana devido a um surto de impetigo, doença de pele altamente contagiosa. A Secretaria de Saúde do município confirmou, na manhã desta terça-feira (09) que realmente se trata de um surto, haja vista que 11 casos da doença foram registrados e outros 27 notificados.

A cidade, que tem cerca de 5 mil habitantes, está passando por um mutirão – realizado por agentes de saúde – que visitam famílias de alunos e moradores da região para orientar sobre o contágio e prevenção da doença, que, por enquanto, foi verificada majoritariamente entre crianças de 4 meses a 5 anos. Segundo o secretário de saúde de Marumbi, André Campitelli, o surto está controlado e não há motivo para pânico.

O que é impetigo?

Conforme explica a dermatologista e professora da Universidade Positivo (UP), Katia Sheylla Malta Purim, o impetigo é um processo infeccioso da pele, típica da transição do verão para o outono. A doença, considerada comum, costuma afetar crianças e adultos com imunidade baixa. Caracterizado por lesões pustulentas no rosto, nariz, braços e pernas que coçam e liberam prurido, o impetigo é transmitido por meio da saliva e do contato direto com indivíduos infectados.

Considerada altamente contagiosa, a doença pode ser evitada por meio da boa higiene do corpo e das roupas, inclusive roupas de cama. Segundo Kátia, é fundamental manter as mãos limpas, lavando-as regularmente com água e sabão e, se possível, também pela aplicação de álcool gel.

Por fim, a doença é auto limitante e apresenta cura espontânea, exigindo, em alguns casos, o uso de antibióticos de uso tópico ou oral para tratamento.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Polícias se unem para caçar suspeitos de armazenar peças de carros roubados

 

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

5 Comentários em "Surto de impetigo, doença altamente contagiosa, suspende atividades de Cmei no Paraná"


Gilnei Machado
Gilnei Machado
10 dias 9 horas atrás

Tá parecendo pereba!

Elcio Rinaldim
Elcio Rinaldim
10 dias 14 horas atrás

Isso geralmente acontece em local com falta de higiene.

Capi Roto Galhardo
Capi Roto Galhardo
10 dias 11 horas atrás

Putz… nada a ver…

Capi Roto Galhardo
Capi Roto Galhardo
9 dias 19 horas atrás

Pra começar, a doença é contagiosa e ocorre quando a pessoa está com baixa imunidade. A falta de higiene não é o principal motivo.

Em segundo, não sou coxa.

Em terceiro, pra quem se diz “antifacista”, seu discurso é bem medíocre.

Capi Roto Galhardo
Capi Roto Galhardo
9 dias 23 horas atrás

Indo pelas causas que você citou, o pessoal no acampamento do Lula Livre estaria com impetigo da cabeça aos pés…

wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas