Atenção!!

Surto de impetigo, doença altamente contagiosa, suspende atividades de Cmei no Paraná

Foto: Reprodução.

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria Vila de Carvalho, no município de Marumbi, localizado a aproximadamente 400 quilômetros de Curitiba, suspendeu as atividades essa semana devido a um surto de impetigo, doença de pele altamente contagiosa. A Secretaria de Saúde do município confirmou, na manhã desta terça-feira (09) que realmente se trata de um surto, haja vista que 11 casos da doença foram registrados e outros 27 notificados.

A cidade, que tem cerca de 5 mil habitantes, está passando por um mutirão – realizado por agentes de saúde – que visitam famílias de alunos e moradores da região para orientar sobre o contágio e prevenção da doença, que, por enquanto, foi verificada majoritariamente entre crianças de 4 meses a 5 anos. Segundo o secretário de saúde de Marumbi, André Campitelli, o surto está controlado e não há motivo para pânico.

O que é impetigo?

Conforme explica a dermatologista e professora da Universidade Positivo (UP), Katia Sheylla Malta Purim, o impetigo é um processo infeccioso da pele, típica da transição do verão para o outono. A doença, considerada comum, costuma afetar crianças e adultos com imunidade baixa. Caracterizado por lesões pustulentas no rosto, nariz, braços e pernas que coçam e liberam prurido, o impetigo é transmitido por meio da saliva e do contato direto com indivíduos infectados.

Considerada altamente contagiosa, a doença pode ser evitada por meio da boa higiene do corpo e das roupas, inclusive roupas de cama. Segundo Kátia, é fundamental manter as mãos limpas, lavando-as regularmente com água e sabão e, se possível, também pela aplicação de álcool gel.

Por fim, a doença é auto limitante e apresenta cura espontânea, exigindo, em alguns casos, o uso de antibióticos de uso tópico ou oral para tratamento.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Polícias se unem para caçar suspeitos de armazenar peças de carros roubados