Diversão que salva

Surfistas e praticantes de SUP podem auxiliar em resgates no Litoral

DANIEL CASTELO BRANCO / ESTADÃO CONTEÚDO

Enquanto se divertem nas praias do litoral paranaense, os surfistas também podem salvar vidas. Essa é a iniciativa do Corpo de Bombeiros por meio do projeto “Surf Salva”, que aproveita a temporada de verão para conscientizar os praticantes de surf de que eles são agentes importantes para a segurança dos banhistas. Além disso, a iniciativa se estende aos apaixonados pelo Stand Up Padle (SUP) modalidade variante do surf, na qual o praticante fica em pé na prancha e usa um remo para se mover.

De acordo com a tenente Virgínia Turra, a primeira turma da modalidade de SUP será inaugurada no dia 1º de fevereiro, e as inscrições permanecem abertas até o próximo domingo (29). “Nós atualizamos todo o projeto para que esses praticantes também possam participar. As aulas acontecerão na Ilha do Cotinga, em Paranaguá, e os interessados devem enviar nome e telefone para o e-mail contato@parceirosdomar.org”, informa. Segundo ela, não é necessário ser profissional para se inscrever. “Basta ter bom equilíbrio”, pontua.

O projeto acontece sempre nos meses de janeiro e fevereiro, possui carga horária de 24 horas-aula para cada turma e mescla atividades práticas e teóricas. Entre os temas abordados estão a ambientação em meio líquido, resgate com pranchas, manobras de desobstrução de vias aéreas e reanimação cardiopulmonar.

Mais informações podem ser obtidas na página do projeto no Facebook ou pelo telefone (41) 3082-3286.