Sal grosso, galho de arruda e muito cuidado para não cruzar com um gato preto ou passar embaixo de uma escada são algumas das precauções que marcam, hoje, a última sexta-feira 13 do ano. Segundo supersticiosos, este dia é considerado de muito azar, por isso acredita-se que é preciso tomar cuidado quanto às atividades planejadas.

Desde os tempos antigos, o número 13 “azarado” é temido por muitas pessoas. A superstição é tão grande que em alguns lugares não existe o 13º andar, apartamentos, assentos em estádios ou teatros com esse número.

Origem bíblica

Algumas pessoas acreditam que tudo isso começou com o Cristianismo, pois Jesus Cristo foi crucificado numa sexta-feira, depois da última ceia, que reuniu treze pessoas (ele e os doze apóstolos). Com isso, o número 13 foi identificado como um acontecimento desagradável.

Para a irmã Egnalda Rocha, da Cúria Metropolitana de Curitiba, não existe nenhuma relação tanto bíblica, teológica quanto científica para explicar este tipo de crença. “Nós, da Igreja Católica, acreditamos que todos os dias, inclusive uma sexta-feira 13, devem ser compartilhados com a paixão de Cristo. Temos que louvar a Deus. Todas estas crendices são somente superstições”, afirma Egnalda.

Bruxaria

No mundo esotérico, a sexta-feira 13 é um dia perfeito para realizar qualquer tipo de ritual tanto de prosperidade quanto de amor. Segundo Mirele Luize, responsável pelo departamento esotérico da livraria Pirâmide, hoje é o dia de mais sorte na bruxaria. “Um dos rituais que podem ser feitos hoje é o de colocar canela em ramas nos quatro cantos da casa e acender uma vela laranja fazendo um pedido pode ajudar na prosperidade”, conta. “Outra dica é o ritual do amor: acenda uma vela rosa e faça um pedido em um papel. Depois tome um banho e jogue, do pescoço para baixo, um litro de água, com pétalas de duas rosas, uma colher de mel e gotas do seu perfume preferido. O papel do pedido deve ser queimado com a chama da vela.”

Os astros

Já para a astrologia, as crendices da sexta-feira 13 não interferem na relação que os astros têm sob as vidas humanas. “Não trabalhamos na astrologia com adivinhações ou superstições, mas sim com a posição dos astros”, afirma a astróloga Dirce Alves.

Para Aline Alvarenga, também astróloga, o número 13 simboliza o poder feminino, por isso, a influência deste dia é em relação ao lado emocional e íntimo das pessoas. “Não acredito nas superstições. Elas fazem parte da mente humana que cria coisas, porque tem fé”, afirma Aline.

continua após a publicidade

continua após a publicidade