Supersticiosos enfrentam agosto

O oitavo mês do ano, que começa hoje, é cercado por uma mística intrigante. Uns o chamam de mês do desgosto, pois coisas negativas possivelmente deixam para acontecer exatamente nesse mês. Outros chegam a exagerar no que diz respeito ao medo de que as coisas dêem errado em agosto, chamando-o de mês do “cachorro louco”. No interior do Paraná é comum se dizer que, durante agosto, é bom usar pelo menos uma peça de roupa pelo avesso. Assim, garantem os supersticiosos, a pessoa não corre risco de ser atacada por um cão raivoso. Todavia as superstições características do brasileiro já não atingem a tantas pessoas como antigamente.

O serralheiro Agnaldo José Ferreira disse não ter qualquer tipo de superstição em relação ao mês. Mesmo assim não descuida em relação a algumas “manias”. “Não passo embaixo de escada de jeito nenhum. Evito sempre, ainda mais em agosto”, contou, lembrando que conhece muitas pessoas que mudam seus hábitos completamente durante o pseudo mês do desgosto.

Eliana Rodrigues afirmou que propriamente não tem medo do mês de agosto. Mas que existem fases durante o ano em que é melhor ficar sempre com “um pé atrás”. “Acho o mês de julho também um mês pesado. Mas agosto já tem essa tradição. Eu nunca casaria num mês de agosto”, revelou Eliana.

O representante comercial Sídnei Gonçalves é totalmente avesso à mística do mês de agosto. Sídinei disse que isso é coisa das pessoas mais antigas. Para ele, na era da globalização não há espaço para a creça na tradição negativa do mês.

Raiva

O veterinário José Alberto Pereira da Silva explicou, no site Dog Club (www.dogclub.hipermart.net), que a origem da expressão “mês de cachorro louco”, vem devido ao período de cio (maior disposição para o ato sexual) das cadelas. Conforme o veterinário, agosto é um mês frio, em que as fêmeas estão mais propensas a manter relações com os cães. Com isso aumenta a promiscuidade canina e os cães têm um tendência maior a contraírem a raiva.No candomblé, agosto é considerado o mês de Obaluaiê, o senhor das chagas e das doenças.

Voltar ao topo