Supermercados farão entrevistas para empregos

A Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social e a Agência do Trabalhador de Curitiba realizam na próxima segunda-feira (27) o Dia do Supermercado. Sete das maiores redes do Paraná farão entrevistas na Agência Central da Capital e o candidato poderá sair com trabalho garantido. Para participar basta ter cadastro no Sistema Público de Empregos, que também será feito durante o evento.

O objetivo é preencher as mais de 1.000 vagas que o setor oferece e sobram em Curitiba. Para se ter uma idéia, das 2.030 oportunidades ofertadas em outubro, apenas 565 foram preenchidas. “O Paraná vive hoje um momento excelente na economia e nosso nível de desemprego nunca esteve tão baixo, chega a pouco mais de 5%. Com isso o trabalhador pode escolher o serviço que deseja, fica mais seletivo e exigente”, explica o secretário Nelson Garcia.

De acordo com Elaine Ribeiro de Souza Anderle, gerente-geral da Agência, com a dificuldade para contratar, os empresários tendem a diminuir as exigências. “Quem tem vontade de trabalhar, mas encontra dificuldades por causa da baixa escolaridade deve aproveitar. Algumas empresas, que antes pediam apenas candidatos com ensino médio completo, agora aceitam aqueles com ensino fundamental ou que estejam cursando o segundo grau”, avisa.

Ainda segundo ela, o dia será uma boa oportunidade para quem nunca trabalhou e não tem qualificação profissional. “Os supermercados não exigem experiência nem capacitação, a maioria treina os novos funcionários. Esta pode ser a chance de entrar no mercado formal de trabalho e aprender uma profissão”, sugere.

Serviço

As entrevistas acontecem no primeiro andar da Agência do Trabalhador Central de Curitiba, que fica na Rua Pedro Ivo, 750. O horário de atendimento será das 8:00 horas até às 16:00 horas. É preciso que o trabalhador esteja munido de carteira de trabalho, documento de identidade e comprovante de residência.

Participam os supermercados Angeloni, Big, Casa Fiesta, Condor, Extra, Muffato e Wall Mart.